Abertura do VII Capitulo Geral da Custodia São Francisco de Assis

Abertura do VII Capitulo Geral da Custodia São Francisco de Assis

Nesta segunda-feira, dia 05 de Setembro de 2022, nas dependências da Casa de Formação São Francisco de Assis, Tangará da Serra – MT, realizou-se a abertura do VII Capitulo Eletivo, da Custodia São Francisco de Assis - Brasil Oeste MT/RO, com a presença de 39 (trinta e nove)  Freis Capitulares, Frei Hitalo Roan de Jesus, representante do pós – noviciado, Frei Mario Ivon Ribeiro Custódio do Amazonas e Roraima e de Frei Nilmar Carlos Gatto Ministro Provincial.
A recepção dos Freis vindos das fraternidades ocorreu durante todo o dia e as 18h00min aconteceu a Abertura do capitulo com a Celebração Eucaristica presidida pelo Ministro Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto, que em sua reflexão destacou os (40) quarenta anos de missão em terras de Mato Grosso e Rondonia. Em 1983, Frei Constantino Deon, Frei Natalino Vian e Frei Eliseu Menegat, chegaram nessas terras de  missão. Foram 40 anos de Purificação e agora chegando o tempo de deslumbrar novos horizontes, caminhar por novos caminhos, tendo como ponto de referencia o tema do triênio: “Alegria de sermos consagrados vivendo em fraternidade para a missão”. Frei Nilmar destacou que a alegria é o sentimento de satisfação e contentamento interior com a vida e missão. “Onde há os consagrados há alegria” (Papa Francisco).

Motivou que o Capitulo seja vivido a exemplo de Maria, na fidelidade, felicidade e gratuidade. Apontou a fraternidade como espaço prioritário onde se vive a alegria, minoridade, serviço e doação.

Destacou ainda que: “O Capítulo tem por objetivo a eleição do Ministro e dos Conselheiros custodiais, além de ser o espaço fraterno que possibilidade tratarmos todos os assuntos referentes a vida e a missão da Custódia. Destacou a importância de criar clima favorável e propício alimentado pela oração. Sabedores de que o Espírito Santo é quem conduz e preside o capítulo, realçou, o valor de uma metodologia de trabalho que favoreça a participação ativa de todos os frades da Custódia. O Capítulo é o tempo propício e favorável para acolher a Graça de Deus. É tempo de escuta, partilha e avaliação”.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Mato Grosso e Rondônia
No items found.
Comente