Ação de graças pelos 10 anos de Vida Presbiteral de Frei Arcanjo de Sousa Soares

Ação de graças pelos 10 anos de Vida Presbiteral de Frei Arcanjo de Sousa Soares

Nesta semana estamos em preparação à solenidade de Pentecostes, rezando pela unidade dos cristãos. Este é um tema fundamental, uma preocupação muito importante para Jesus, no final de seu ministério.

No último encontro com seus discípulos, antes de sua condenação, morte e ressurreição (Jo 17), Ele reza ao Pai pelos seus discípulos pedindo: “Pai, que todos sejam um, como eu e você somos um”, dando uma razão para este pedido: “para que o mundo creia que Tu me enviaste”. A unidade, o amor será o grande testemunho dos discípulos.... Quanto mais unidos formos, estivermos, mais sinais do ressuscitado seremos. Quando permanecemos unidos, somos fortalecidos e, assim, vencemos com mais facilidade as adversidades da vida.

Hoje, também, agradecemos a Deus pelos 10 anos de ordenação presbiteral de nosso ministro provincial, frei Arcanjo de Sousa Soares. São João Maria Vianney, o Cura d’Arns, padroeiro dos sacerdotes, diz assim: “Se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor. O sacerdote é o amor do coração de Jesus” e, o coração de Jesus é cheio de mansidão e humildade, repleto de amor e infinita misericórdia, “portanto, quando vires um sacerdote, pensem em Nosso Senhor Jesus Cristo”, pois, assim, idêntico a Jesus, que veio ao mundo para servir e não ser servido e dar a sua vida, “o sacerdote não é para si, mas para vós”.

Desta maneira, compreendemos também a preocupação de Jesus em relação a Pedro, no evangelho de João (Jo 21), quando lhe pergunta, por três vezes: “Pedro, tu me amas mais do que estes? Amo, Senhor, responde Pedro. Então, continua Jesus, se você me ama realmente, cuida, apascenta, guie, vá à frente, dê a vida pelas minhas ovelhas, pelo meu rebanho... você que é uma pedra, uma rocha, uma fortaleza”. Cuidar, amar, defender, gerar e ser sacramento de unidade e amor é o que Jesus pede a Pedro, ele que foi instituído pelo mestre como líder dos apóstolos. É imperativo que isto (o amor a Jesus e seu projeto) esteja claro para Pedro.

O êxito de missão a ele confiada e da responsabilidade por ele assumida depende deste amor-doação, desta unidade, desta confiança em Jesus. Do amor, Jesus não abre mão: “isto eu ordeno: amem-se”, pois, é na vivência deste amor, que “todos conhecerão que vocês são os meus discípulos”. Muito mais que um sentimento, este amor é um jeito de ser, uma nova postura, uma nova identidade que se traduz concretamente em gratuidade, doação, partilha, solidariedade, unidade, humildade, fidelidade, bondade, paciência, alegria e paz... valor que, como batizados, discípulos-missionários de Jesus nós também não podemos abrir mão.

Frei Arcanjo, caro irmão e ministro, esta é a tua missão, como batizado, como religioso, como sacerdote e como nosso ministro provincial. Por isso, queremos agradecer a Deus neste dia em que você celebra 10 anos de ministério sacerdotal. Agradecer por você ter aceito esta missão e assumido com fidelidade esta responsabilidade, este chamado do Senhor. Sabemos que não é fácil, mas você está nas mãos de Deus e pode sempre contar com a sua presença, com a ação do seu Espírito Santo; com o apoio e com as orações de nós seus irmãos. Deus é Pai, é ternura, é auxílio e compreensão, nos ensinam São Francisco e Santa Clara de Assis. Ninguém como Deus nos conhece, nos ama e temos a certeza de que jamais nos abandonará. “Tudo posso Naquele que me fortalece e, se Ele é por nós, quem será contra nós”, nos recorda o apóstolo Paulo, no momento de maior dificuldade de sua vida, na prisão, prestes a dar a sua vida por Jesus.

Deus te abençoe; Jesus, caminho, verdade e vida, te conduza; o Espírito te ilumine e fortaleça; Nosso Senhor te proteja com seu manto; os santos que, como nos ensina Santo Antônio, “são celebrados para que aprendamos com o exemplo de suas vidas e nos mostram que a santidade é um caminho possível e uma virtude que acaba beneficiando a todos”, interceda por ti, pelo teu ministério. Obrigado pelo teu sacerdócio, pela tua presença, pelo teu ministério, pelo teu sim.... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Frei Alonso -03/06/2022 – Festa dos Santos Mártires São Carlos Lwanga e companheiros
Autor:
Suellen Valente, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em São Paulo
No items found.
Comente