Águas Lindas de Goiás: Paróquia São Francisco tem novo pároco

Águas Lindas de Goiás: Paróquia São Francisco tem novo pároco

No último dia 19 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum, Dom Waldemir Passini Dalbello, Bispo de Luziânia, presidiu a Eucaristia na Capela Santo Antônio da Paróquia São Francisco de Assis durante a qual deu posse o novo pároco, frei Márcio Pereira de Souza. A celebração contou com a presença de frei Jairo Silva de Lima, Vigário Provincial, frei Rubens Morais Gomes, Conselheiro Provincial e Secretário para Pastoral e Missão, além de outros frades e religiosos.

A Paróquia São Francisco de Assis, onde está a Casa de Formação do Postulado, contará ainda com o apoio pastoral de dois vigários: Frei André Barros e Frei Cláudio Fumegalli.

Depois de ouvira as exortações do Bispo Diocesano, frei Márcio falou da alegria de ser enviado para este ministério e agradeceu a confiança do Governo Provincial ao pedir que assumisse esse apostolado.

A paróquia é uma certa comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, cuja cura pastoral, sob a autoridade do Bispo diocesano, está confiada ao pároco, como a seu pastor próprio. (Código de Direito Canônico 515, 1)

Biografias

Frei Márcio nasceu no ano de 1981 em Jataí (GO), filho de Ninfa Pereira de Souza e João Batista Alves de Souza. Ingressou no Postulado no dia 1º de fevereiro de 2014 em Águas Lindas de Goiás (GO) e no Noviciado no dia 20 de setembro de 2015 em Nova Fátima (GO). Fez sua Profissão Temporária no dia 04 de outubro de 2016 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO) e Profissão Perpétua no dia 18 de dezembro de 2021, também na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Foi ordenado Diácono dia 10 de julho de 2022, na Paróquia Santo Antônio de Hidrolândia (GO), por Dom Marcony Vinícius e Presbítero no dia 27 de maio de 2023, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Goiânia (GO), Dom Moacir Silva Arantes. Antes de ser transferido para Águas Lindas de Goiás, frei Márcio estava apoiando a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.

Frei André Barros nasceu em Barra do Corda (MA). Filho de Aldenora Maria Barros e José Francisco Barros. Ingressou no Postulado no dia 08 de janeiro de 2005 em Campo Grande (MS) e Noviciado no dia 01 de outubro de 2006 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO).  Profissão Temporária no dia 04 de outubro de 2007 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia. Profissão Perpétua no dia 14 de julho de 2012 na Paróquia Santo Antônio em Goiânia (GO). Ordenação Diaconal no dia 30 de maio de 2014 também na Paróquia Santo Antônio em Goiânia, por Dom Waldemar Passini e a Ordenação Presbiteral no dia 10 de outubro de 2015 na Paróquia Santa Cruz em Barra do Corda (MA), também por Dom Waldemar Passini. Frei André está na fraternidade São Francisco de Assis, de Águas Lindas, desde o final de 2020, quando assumiu o serviço de Formador dos Postulantes.

Frei Cláudio Fumegalli nasceu em Paraí (RS). Filho de Carmela Maria Dall Pozzo e Antônio Fumegalli. Fez sua Profissão Temporária no dia 02 de fevereiro de 1978 na Paróquia Cristo Rei em Marau (RS)e a Profissão Perpétua no dia 16 de agosto de 1981 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande (MS). Sua Ordenação Diaconal foi no dia 04 de outubro de 1981 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande (MS), por Dom Antônio Barbosa. Já a Ordenação Presbiteral foi no dia 06 de dezembro de 1981 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Campo Grande (MS), por Dom Frei Clóvis Frainer, OFMCap. Frei Cláudio serviu os Capuchinhos do Brasil Central, como Ministro Provincial por três vezes, tendo sido eleito em 1997, 2011 e 2014. Atualmente é membro do Conselho Provincial e exerce a função de Secretário para Administração e Economia. Em Águas Lindas, além de Vigário Paroquial, também será o Guardião da Fraternidade e Vice-formador do Postulado, além de assistir a Fraternidade Santa Clara da Ordem Franciscana Secular.

Além dos freis Cláudio, André e Márcio, a Fraternidade São Francisco de Assis conta ainda com os Postulantes, ou seja, os jovens que estão na primeira etapa da formação para assumirem a Vida e a Regra de São Francisco de Assis na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Atualmente vivem em Águas Lindas dois Postulantes que devem permanecer para o próximo ano, além dos outros quatro que passarão a residir na Fraternidade do Noviciado em Joinville (SC).

Autor:
Departamento de Comunicação GO, MS, TO e DF
No items found.
Comente