Capítulo Extraordinário dos Franciscanos Capuchinhos do RS

Capítulo Extraordinário dos Franciscanos Capuchinhos do RS

Aconteceu entre os dias 14 a 16 de março em Vila Flores/RS o Capítulo extraordinário da Província dos Freis Capuchinhos do RS. O encontro foi realizado tendo em vista que não foi possível a realização do Capítulo Provincial em 2020 devido à pandemia.

O Capítulo Extraordinário Provincial do ano passado foi um pouco diferente, ele tem por objetivo debater as ações e projetos de como a Província vai caminhar durante os três anos e como não ocorreu, o processo foi realizado por fraternidade. Para cada capítulo se escolhe uma equipe que coordena o mesmo. A equipe pré-capitular é responsável pela realização do encontro, e sistematizaram as propostas que foram encaminhadas as fraternidades. Cada fraternidade se reuniu, debateu as ideias que foram transformadas em projetos e ações a serem desenvolvidas pela Província. Finalizado este processo nas fraternidades, aquilo que foi debatido foi encaminhado à equipe pré-capitular e ao conselho provincial montando assim o planejamento para o triênio que foi aprovado pelas fraternidades, concluindo assim um bonito processo de construção coletiva.

Por isso, a Ordem pede que durante o triênio seja realizado um encontro denominado Capítulo extraordinário, que neste ano foi um momento de reencontro dos frades depois de algum tempo devido às poucas atividades realizadas. A coordenação do capítulo foi feita pelo Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS frei Nilmar Gatto e pelo Conselheiro Geral frei Silvio de Almeida, e participaram os Conselheiros Provinciais, os Guardiães e Ecônomos das fraternidades, os Secretariados de Formação, Pastoral, Economia e Animação Vocacional.

O encontro começou na segunda-feira com a palestra de Luiz Carlos Susin sobre os desafios da vida religiosa e tempos de pandemia e pós-pandemia, logo após a palestra com o Conselheiro Geral da Ordem frei Silvio de Almeida sobre liderança.

Na sequência dos trabalhos se iniciou o diálogo do mapeamento da Província, sendo um dos principais objetivos do Capítulo. Este projeto serviu para saber a realidade em que os frades estão inseridos, trouxe dados e ações realizadas. O mapeamento trouxe a realidade de cada frade e fraternidade, as atividades missionárias, quantos frades têm, tendo em vista as exigências da missão e a disponibilidade de freis para poder atender a missão. Com as informações colhidas será possível avaliar as condições reais para continuidade da missão, porque de fato foi realizada uma profunda análise. Para se chagar as informações e realidades foram realizadas atividades em grupo, partilhas e plenárias.

Junto com o mapeamento foi trabalhada a realidade da animação vocacional, com seus desafios e expectativas apontando caminhos e propostas a serem trabalhadas pela Província, no final ainda houve a partilha realizada pela Equipe que organiza o ano Jubilar, onde apresentaram o projeto que será desenvolvido na Província.

Outro momento que aconteceu no Capítulo Extraordinário foi o lançamento  e apresentação do livro de autoria do frei Vanildo Zugno comemorativo aos 125 anos de presença e missão capuchinha no RS e 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus.

Ao concluir o Capítulo Extraordinário foi realizada a Missa de Abertura do Ano Jubilar em que se celebra os 125 anos da missão no RS e os 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus, presidida por frei Silvio de Almeida, Conselheiro Geral da Ordem e concelebrada pelo Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS frei Nilmar Gatto, por frei Gilberto Bedin da Custódia Brasil Oeste MT/RO e pelo padre Álvaro Pinzeta que representava a Diocese de Caxias de Sul.  

Ao final da Missa o Conselheiro Geral frei Silvio disse: “Eu creio que toda vez que celebramos um capítulo, é sempre um momento privilegiado de renovação, seja pra vida pessoal seja para a fraternidade provincial, sobretudo hoje vocês que estão começando o ano jubilar, fazendo memória e celebrando toda uma história. Eu creio que é um momento importante depois que realizaram o levantamento e mapeamento da realidade da província, é momento oportuno para recomeçar, mas para recomeçar com todo entusiasmo”. E acrescentou “Mas eu quero deixar a três palavras fundamentais para renovação e renasceremos com toda força e com todo entusiasmo, palavras que conhecemos desde criança: a fé, colocando a vida em Deus, cultivando a intimidade e amizade com Deus e permitindo que os acontecimentos sejam lidos com olhar da fé, porque nós nos consagramos, pertencemos e queremos viver a vida com Ele; a segunda palavra é caridade, porque quem ajuda os pobres nunca ficará despercebido diante de Deus, recordo o trabalho já desenvolvido na Província, porque isso é um modo autêntico de compartilhar com aqueles que não têm, um pouco da nossa pobreza evangélica e a terceira palavra é a esperança que nunca decepciona, olhando pra frente com entusiasmo e união”. Concluindo a sua mensagem.

Em sua mensagem final, Frei Nilmar agradeceu a presença de frei Sílvio, por todo tempo que esteve conosco, pelas orientações e apoio. Agradeceu a presença do Custódio frei Gilberto Bedin e também a todos os frades que se dedicaram, empenharam e construíram juntos este Capítulo Extraordinário, disse ainda que foram dias intensos de trabalho, porém, sendo muito produtivo e que a missão seguirá com esperança.

Autor:
Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Sul
No items found.
Comente