Capuchinhos de Minas Gerais se reúnem em assembleia

Capuchinhos de Minas Gerais se reúnem em assembleia

Entre os dias 24 e 28 de julho de 2023 os frades da Província Nossa Senhora da Piedade de Minas Gerais se reúnem em assembleia anual. Neste ano o encontro foi organizado a partir do tema da Missão e tem como lema: “A missão esteja no coração da Província” (III CPO, 34).

Missa de abertura da Assembleia com a comunidade paroquial

Primeiro dia - 24 de julho de 2023 - Aos poucos os frades foram chegando de suas Fraternidades.  Na fala de abertura o Ministro Provincial, Frei Adilson Gonçalves, recordava aos presentes o motivo da escolha do tema da missão a partir das ordenações capitulares.

O segundo momento do dia foi marcado pela Celebração Eucarística em ação de graças aos missionários responsáveis pela missão que, mais tarde daria origem a Província Capuchinha de Minas Gerais. Frei Adilson recordou aos presentes que os primeiros frades eram missionários apostólicos ambulantes (século VIII), responsáveis pela catequese indigena no leste do Estado. Depois, em 1936, vieram os missionários de Messina. Durante a homilia, o ministro provincial ainda dizia aos frades sobre a importância de se estar sempre em missão, tanto para a vida da comunidade e Fraternidade locais, quanto para vida de frade. Dizia ainda que a missão não deve ser aprenas regional, na comunidade paroquial, mas deve ser permeada por uma atitude de respeito e abertura para com o próximo.

Ao final da celebração os frades foram surpreendidos por cartas. Alguns paroquianos de nossas comunidades foram desafiados a encaminhar aos frades cartas dizendo sobre o que esperavam deles quanto a atitude missionária e seu próprio modo de ser frade.

Momento de retomada dos trabalhos e reflexão acerca do presente da missão

Segundo dia - 25 de julho de 2023 - A terça feira começou com a oração da manhãda Festa de São Tiago maior, apóstolo. Após o café da manhã, refletiram sobre os “frutos da história missionária dos frades em minas Gerais”.

Frei Glaicon recordava aos presentes que as Santas Missões Capuchinhas em Minas Gerais não têm início apenas em 1936 com a chegada dos frades de Messina, mas vem de muito antes, lá pelos anos de 1700 quando dos registros dos primeiros frades apostólicos ambulantes, como é o caso de Frei Luiz de Ravena, que por algum tempo morou na ermida Serra da Piedade. Em seguida, os frades refletiram a partir da assessoria de Dom Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap sobre a missão na Província e na Ordem e, recordou ações importantes que aos poucos foram desaparecendo. Esse momento foi encerrado com um tempo de meditação pessoal.

A tarde, os irmãos foram convidados a relembrar a história da Província a partir da lembrança do trabalho dos irmãos que passaram e ainda estão em missão. Recordaram, por exemplo, dos feitos e das presenças em Frutal - MG, Ouro Fino – MG, Patos de Minas – MG, Belo Horizonte – MG, Maranhão, Roma, e muitas outras. Os irmãos aproveitaram o momento para lembrar de fatos marcantes e como algums deles geraram frutos.

Ainda no período da tarde os irmãos aproveitaram para tratar de alguns assuntos de economia.

Os trabalhos deste dia foram encerrados com a Santa Missa da Festa de São Tiago Maior, apóstolo.  

Momento de reflexão com Frei Warley e Frei Robson

Terceiro dia - 26 de julho de 2023 - A quarta feira da assembleia foi marcada por festa, alegria, encontros e reencontros. Logo pela manhã os frades participaram da Celebração Eucarística presidida por Frei Esdras que comemorava os jubilandos da Província no ano de 2023. São eles: Frei Paulo Ananias (80 anos de vida), Frei Carlos Antônio Tavares (60 anos de vida), Frei Antônio Honorato (60 anos de vida), Frei Sebastião Lázaro de Oliveira (60 anos de vida e 25 de ordenação presbiteral), Frei Evandro Moreira de Melo (50 anos de ordenação presbiteral), Frei Adilson Gonçalves (25 anos de ordenação presbiteral), Frei Esdras (25 anos de Profissão Religiosa).

Ainda no período da manhã, sob a assessoria das Irmãs Clarissas, Irmã Carolina e Irmã Maria Claudia do mosteiro de Belo Horizonte, os irmãos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da vida de oração para o missionário que, em meio aos afazeres do dia a dia, deve tirar um tempo para estar com o Senhor. E não em uma, mas em várias vezes, as irmãs salientaram que a assessoria de hoje era fruto da oração constante que experienciam todos os dias.

A parte da tarde, após a oração, os irmãos refletiram sobre a missão na vida do frade, sob a assessoria de Frei Mariosvaldo Florentino, OFMCap, secretário geral para as missões na Ordem. Durante sua fala, Frei Mariosvaldo disse que a Ordem é missionária desde sua origem, e que cada frade que vai para a missão deve ser motivo de alegria aos irmãos.

Ainda na parte da tarde, os irmãos ouviram a partilha de dois irmãos da Provincia de Minas Gerais que atualmente atuam em locais fora da realidade provincial: Frei Warley de Oliveira, OFMCap atualmente em auxiliando a Provincia Nossa Senhora do Carmo (MA-PA) na delegação de Cuba e Frei Robson de Aguiar, OFMCap atualmente atuando no Colégio internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma.

O primeiro a partilhar foi Frei Warley. Ele dizia sobre os desafios e as necessidades do país. Em pouco mais de um ano e meio morou em três Fraternidades, e desde que começou a missão é a primeria vez que tem contato amplo com sua Província de origem. Em sua fala ele ressaltou a importância da vida interior para permanecer na missão. Para ele algumas das experiencias eram marcantes, outras hostis e significantes. Em suas palavras ele disse aos frades que :

"Tive e tenho que fazer a experiência de conversão todos os dias".

O segundo a partilhar foi Frei Robson, que mora no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma e faz parte da chamada "Famiglia Stabile" (frades que prestam serviço ao colégio) no serviço de animação litúrgica do colégio. Em sua fala ele dizia sobre as mudanças realizadas no Colégio Internacional, sua chegada e desafios. Para ele era a primeira vez que ouvia que sua presença no colégio era uma presença missionária.

"Quando cheguei no Colégio estava no auge da pandemia e pensava o que poderia oferecer de novo?".

Após as partilhas os irmãos tiveram a oportunidade de fazer perguntas, tirar dúvidas e obter respostas às suas curiosidades. A noite foi encerrada por um momento de oração na capela, os frades fizeram saudosa memória aos irmãos que os precederam.

Devoção a Nossa senhora Divina Pastora

Quarto dia - 27 de julho de 2023 - O que seriamos de nós sem a lembrança reverente de nossos confrades? Depois de uma noite para recordar a memória dos missionários de ontem e hoje, a quarta feira da assembleia iniciou-se com a missa em memória de nossos confrades, parentes e amigos que faleceram ao longo do ano. Em especial a Fraternidade provincial recordou de Frei Joaquim Nepomuceno, falecido no mês de junho deste ano. Essa missa contou com a presidência de nosso irmão Frei Douglas Leandro.

Os trabalhos na parte da manhã se dividiram em alguns momentos. O primeiro momento foi um vídeo e um texto encaminhado por Frei Silvio de Almeida, OFMCap que falava sobre "A importância da atividade missionária para a nossa vida de Frade Capuchinho, para além dos trabalhos pastorais em nossas Paróquias". Em sua fala Frei Silvio dizia sobre a importância de o frade ser formado para ser frade onde estiver e no trabalho a que está designado. Dizia ainda que o modelo de formação que incentiva os frades a permanecerem na circunscrição a qual se formaram e pertencem, foi um modelo bom até hoje, mas agora é necessário formar o frade para a Ordem. Disse ainda que mesmo o Brasil contando com mais de 1000 frades é difícil encontrar um frade disposto a ir para fora do Brasil. Na oportunidade, agradeceu a Fraternidade Provincial pelo envio de Frei Warley para a missão em Cuba.

Em seguida, após breve pausa, foi a vez de Frei João Júnior falar sobre sua experiência no Chile, junto aos irmãos da Província Imaculada Conceição de São Paulo. Disse sobre a dificuldade que os frades da delegação encontram e as esperanças de futuro. Atualmente a delegação conta com cerca de 20 frades.

Por fim, a assembleia trouxe a memória a experiencia de Frei Luís Mendes em terras mexicanas. Em sua fala ele ressaltou a importância de ir para a missão com espírito aberto, acolhendo o outro e sua cultura. Ressaltou que gestos simples, como sua facilidade em fazer arranjos com flores, foram significativas. Frei Luiz se recorda com muito carinho dos momentos que passou no México.

A parte da tarde foi dedicada aos trabalhos em grupos. Os frades foram organizados em seis grupos para refletir e responder à pergunta: "O que nós, enquanto Província Capuchinha em Minas Gerais, queremos como missão?"

No período da noite, os irmãos se reuniram para a devoção mariana a Nossa Senhora Divina Pastora (devoção originalmente capuchinha) com a reza do terço. Após a oração os frades se reuniram para confraternizar e encerrar a noite.

Frades reunidos após a celebração de Envio de Frei Marco Túlio à missão

Quinto dia - 28 de julho de 2023 - O último dia da assembleia foi marcado por dois momentos importantes. Logo pela manhã os frades se reuniram na capela para a Celebração Eucarística, presidida pelo ministro provincial, Frei Adilson Gonçalves. Ao final da celebração aconteceu o envio de Frei Marco Túlio para a missão na cidade de Leticia, na tríplice fronteira amazônica (Brasil, Colômbia e Peru). Frei Marco Tulio terá a oportunidade de, durante algum tempo, fazer a experiencia da missão. Ao longo do tempo, alguns irmãos da etapa do pós noviciado tiveram a oportunidade de fazer experiências semelhantes, como é o caso de Frei João Júnior, Frei Glaicon e Frei Warley, também na região amazônica. Na oportunidade também foi comunicado o envio de outro irmão, Frei Honorato, para a missão nos próximos meses.

Frei Marco Túlio recebe a cruz missionária: é um costume já antigo que os frades que partem em missão recebam uma cruz que o acompanha durante todo o tempo de sua jornada. Aconteceu assim com os frades italianos de Messina quando partiram para o Brasil, para Minas Gerais, e hoje mais uma vez esse gesto se repete sob as bençãos do Ministro Provincial.

O segundo momento marcante foi a plenária das discussões em grupo do dia anterior. Durante toda a manhã os frades socializaram com o grande grupo o que haviam pensado e trouxeram sugestões para a animação missionária em nossa Província. Foi quase unânime entre os grupos a ideia de que falar sobre missão é um assunto que deve ser pensado junto a algumas esferas específicas como a formação, a pastoral, a economia e até mesmo a causa do Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò. Pensou-se ainda em possíveis colaborações e na necessidade de desenvolver um projeto missionário que, antes de tudo, seja possível de ser realizado.

Após a plenária, foram dados avisos, Frei Glaicon Givan agradeceu aos frades a presença nesta assembleia e a disponibilidade em participar das atividades propostas, o que foi seguido pelo Ministro Provincial. Os frades encerraram este momento de encontro e reflexão com o almoço fraterno e alguns deles já retornam para suas fraternidades.

Que Nossa Senhora Divina Pastora interceda junto a Deus, nos guiando pelos caminhos de nossa missão. Paz e bem!

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente