Capuchinhos de toda a América se reúnem em Bogotá para o II Encontro Panamericano

Capuchinhos de toda a América se reúnem em Bogotá para o II Encontro Panamericano

Encontro de Fraternidade

Teve início no último domingo, 4 de fevereiro, o II Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos, na Casa de Retiro Pinares em Bogotá – Colômbia. Cerca de 50 frades de toda a América estão participando desse segundo encontro, em que irão partilhar sobre a realidade da missão, formação, estruturas e colaboração entre os Capuchinhos de todo o continente americano.

Os frades ficarão reunidos até 11 de fevereiro. No decorrer do Encontro haverá assessorias, exposições de temas decorrentes do documento “Um Sopro de Vida”, discussões em grupo e partilha em plenária. Além disso, serão discutidas algumas questões pertinentes sobre a Ratio Formationis, Schola Fratrum, intercâmbios e o projeto das Fraternidades São Lourenço de Bríndisi.

Frei José Luis Cereijo, Presidente da Conferência dos Capuchinhos da Hispano-América (CCH)
Memória

Em 2022 acontecia o primeiro encontro panamericano dos Capuchinhos no Brasil. Na preparação desse encontro grandioso foram realizadas várias sessões online para os frades discutirem temas pertinentes da nossa vida apostólica e missionária.

O Encontro Pan-americano dos Capuchinhos nasceu de um desejo do Ministro Geral, Frei Roberto Genuin, manifesto em sua primeira Carta Circular no ano de 2019. Além de propor uma reflexão para Capuchinhos de toda a América, que na época contava com quatro Conferências, a Circular propunha quatro eixos para estudo e ponderação:

– Missão;

– Formação;

– Estruturas;

– Colaboração.

Com o passar do tempo, uma nova perspectiva ficou acentuada e não deixou de ser refletida: como estava a atuação dos Capuchinhos durante a Pandemia de Covid-19?

A realização do primeiro Encontro Pan-Americano dos Capuchinhos em 2022 foi tempo de retomar questões permanentes e sempre urgentes da atuação apostólica dos frades. Nas reflexões e no documento final ficou evidente a preocupação em observar as Constituições quando afirmam que Deus suscita a vocação missionária no coração dos irmãos.

Desde as primeiras orientações dadas aos frades, o zelo missionário está presente. Este é um sinal de que a ação de Deus move o carisma capuchinho desde que os primeiros frades quiseram empreender um novo impulso na Ordem dos Frades Menores. Assim consta nas Ordenações de Albacina

“Ordena-se também aos prelados que não deixem ficar ociosos os pregadores aos quais o Senhor conceder tal graça, mas os façam trabalhar na vinha do Senhor.” (Ordenações de Albacina, 24)

Frades Participantes do I Encontro Panamericano em São Paulo - Brasil (Maio de 2022)
II EPAN

O segundo encontro Panamericano propõe o diálogo e a exposição sobre os frutos advindos do 1º EPAN para dar continuidade aos trabalhos de colaboração e evangelização em nosso continente Americano. A realização deste encontro é para os frades um sopro de vida e um impulso para a vivência do carisma Franciscano Capuchinho nos diversos ambientes em que estamos inseridos. Paz e Bem!

Missa no segundo dia do Encontro Panamericano em Bogotá (05 de fevereiro de 2024)

"A fraternidade e a minoridade são aspectos originários do carisma que o Espírito nos concedeu; esses informam também a dimensão contemplativa e apostólica de nossa vocação. Dóceis ao mesmo Espírito, esforcemo-nos por viver em plenitude esse ideal evangélico." Constituições OFMCap,4.2

Fiquem conectados conosco e acessem as nossas redes sociais para mais informações: @panamericaofmcap

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente