Capuchinhos realizam Semana de formação em São Luís

Capuchinhos realizam Semana de formação em São Luís

A Comissão Teológico-Cultural (CTP) da Província dos Capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá promoveu entre os dias 7e e 10 de agosto de 2023 no Convento do Carmo em São Luís do Maranhão uma semana de estudos teológicos para a formação dos frades. Este momento de formação permanente já faz parte do cronograma de atividades da Província e a cada ano vem sendo dinamizado de acordo com a temática proposta. Este ano, a jornada de estudos teve como tema a celebração dos 800anos da Regra Franciscana, cuja apresentação ficou a cargo de vários assessores:

Frei Fabio Bernardo: Primeiros comentários dos Capuchinhos à Regra de São Francisco.

Frei Luís Leitão: A Fraternidade como atitude de comunhão, serviço e irmão ao irmão.

Frei Eldí: Capítulo III da Regra – A oração, o Jejum e a minoridade como expressão de dedicação a Deus e a próximo.

Frei Lázaro Nunes: Capítulos IV a VI da Regra: As formas atuais da pobreza franciscana e a solidariedade com os pobres.

Frei Nilton Leandro: Capítulo VIII da Regra - Os superiores e os capítulos como estrutura de animação e serviço da vida fraterna.

Frei Ribamar Gomes: Capítulos IX e X da Regra: Meta suprema da Regra - possuir o Espirito do Senhor e sua santa Operação.

Frei Fabiano Targino: Capítulo XII da Regra: A Missão entre os infiéis e as suas exigências.

 

Diversos irmãos oriundos das fraternidades da Província se fizeram presentes. Além disso, participaram também algumas noviças da Congregação das Irmãs Franciscanas de Susa. A Semana teológica foi muito proveitosa, pois além de promover a atividade intelectual, serviu para partilha de experiências, sendo uma ocasião para promover a vida fraterna. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Autor:
No items found.
Comente