

Celebração de Ação de Graças pela presença Capuchinha em Piracanjuba (GO)
O dia 18 de dezembro de 2025, em Piracanjuba (GO), entrou para a história. Nesta data, com a presença de D. José Aparecido, Bispo de Itumbiara, de frei Moacir Casagrande, Ministro Provincial, diversos frades e uma assembleia numerosa, a comunidade paroquial celebrou em ação graças pelos 67 de presença dos capuchinhos.
O motivo da celebração é também o encerramento da presença capuchinha após quase sete décadas. Segundo frei Moacir, foram 17 párocos ao longo desse tempo, além de vários outros que marcaram presença em outros serviços.
Dom José Aparecido, logo no início da celebração, agradeceu aos frades e exortou: "quando quiserem voltar: que Deus abençoe esse propósito". As palavras emocionadas do Pastor da Igreja de Itumbiara deu ainda mais vigor à celebração, pois ele ressaltou o peso da missão e do carisma franciscano-capuchinho e a importância do envio missionário.
Ao fim da celebração frei Júnio Cesar, atual pároco, e frei Moacir também fizeram uso da palavra para agradecer toda a acolhida que tiveram, desde a chegada dos primeiros frades até o presente momento. O Ministro Provincial também ressaltou que outros lugares estão ainda mais carente do serviço pastoral e do testemunho dos frades e que "as amizades bem feitas nunca são desfeitas", por isso, a esperança do reencontro estará sempre presente de agora em diante.
A partir do ano de 2026 a Paróquia Nossa Senhora da Abadia passa aos cuidados direto da Diocese de Itumbiara, contando com um Pároco escolhido do próprio clero local. Já a Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central expande a missão, assumindo uma nova paróquia no estado do Tocantins e enviando um missionário para a América Central.




