Celebração do XVIII Capítulo Provincial

Celebração do XVIII Capítulo Provincial

A vida de todas as pessoas é marcada por momentos especiais, sejam eles de sonhos, decisões ou comemorações; o mesmo acontece com a vida franciscano capuchinha. Um desses momentos especiais recebe o nome de capítulo provincial. O capítulo provincial foi celebrado durante os dias 07 ao dia 09 de dezembro de 2020, na região do Paraná e Santa Catarina. Esse momento de alegria, envolveu um certo cuidado, devido à questão da pandemia. Depois de muito estudo, orientação de profissionais da área e sob a supervisão do secretário de saúde local, decidimos celebrar esse evento.

Uma grande graça foi celebrar durante o capítulo o dia da Imaculada Conceição, a padroeira da Ordem Capuchinha. Durante diversos momentos invocamos a intercessão dela diante de nossos projetos e sonhos. Os principais temas que abordamos foram em relação às vocações, à formação daqueles que iniciam e daqueles que já são frades; também pensamos sobre nossa missão e nosso patrimônio. Cada um desses temas foi analisado a partir da vivência do Evangelho e daquilo que ensina nosso carisma franciscano capuchinho. A diversidade de opiniões, enriquece e fortalece cada decisão; tornando cada projeto não mais fruto de uma opção pessoal, mas uma construção fraterna. Todos os frades são convidados a participarem das decisões e a sonhar projetos provinciais. Um dos momentos bonitos da celebração do capítulo são as eleições, do ministro provincial e seu conselho. Foram eleitos:

Ministro Provincial: Frei Pedro Cesário Palma. Como conselheiros: Frei Evandro (Vigário), frei Alessandro, frei José Aparecido Tosta e frei Marco Antônio Moreira Avelar.

Houve uma celebração, discreta, mas muito simbólica, para comemorar os frades que completaram jubileu de ordenação ou de profissão religiosa, durante os anos 1018 – 2020.

Em um clima de esperança encerramos o capítulo, dispostos a reassumir nossa missão. Sabendo das necessidades provinciais, faz parte do nosso carisma colocar à disposição nossos trabalhos, locais onde vivemos e até alguns projetos; isso acontece por meio das transferências, que sabemos que acontecerão. Mais importante do que aquilo que fazemos, precisamos ter consciência de que nossos trabalhos são manifestações da vocação que recebemos de Deus, por meio de nosso carisma. Tudo isso oferecemos a Deus como oferta, na missa que celebramos e que marcou o encerramento do XVIII Capítulo Provincial.

Esperançosos de que Deus nos conduza e nos anime em nossa missão, pedimos as orações de todos e todas. Paz e bem!

Autor:
Frei Kleber Moresco, OFMCap
No items found.
Comente