Centenário da Paróquia Santo Antônio do Embaré 100 Anos da Presença dos Frades Capuchinhos em Santos

Centenário da Paróquia Santo Antônio do Embaré 100 Anos da Presença dos Frades Capuchinhos em Santos

É com sentimento de profunda gratidão que celebramos, na data de 22 de dezembro de 2022, o Centenário da criação de nossa Paróquia, bem como da nossa presença Franciscano Capuchinha na cidade de Santos.


O ano era 1922 quando, neste mesmo 22 de dezembro, Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo metropolitano de São Paulo, criou a Paróquia de Santo Antônio do Embaré, confiando-a aos cuidados da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Frei Ângelo Maria de Taubaté foi nomeado como primeiro pároco, função que exerceu até outubro de 1923, quando, por motivo de saúde, houve a necessidade de sua substituição por Frei Manoel de Seregnano, cabendo a este toda a organização da recém criada paróquia.


O ardor missionário e o zelo apostólico sempre foram marcas características dos frades que por aqui passaram desde seu início. Como verdadeiros filhos de Francisco de Assis, e herdeiros de seu comprometimento em servir ao povo de Deus na minoridade, foram anunciando a Palavra, semeando o Reino e colhendo uma comunidade firme na fé que ama e se dedica com dignidade aos mais diversos trabalhos pastorais e missionários, não apenas em nossa paróquia, mas também por toda a Diocese de Santos.


Em meio a muitos desafios e dificuldades enfrentados por todos os frades nesse início, finalmente se deu o término da construção de nossa igreja atual, em 07 de dezembro de 1946, quando Dom Idílio José Soares, então bispo diocesano de Santos, realizou solenemente sua dedicação.


Celebrar é fazer memória! É voltarmos nosso olhar para essa belíssima história que se iniciou em 1875 com a construção da pequena Capela do Visconde do Embaré dedicada a Santo Antônio da Barra, das Praias do Embaré, cuja imagem veneramos próxima ao presbitério, nesta noite especial em Ação de Graças pelo Centenário, como testemunha autêntica da fé de um povo que fez surgir e nutrir uma comunidade viva que busca, no seguimento de Jesus Cristo, encarnar os valores do Evangelho.
Em uma Celebração Eucarística preparada com muito carinho, rendemos graças a Deus por tantas conquistas, por ser nossa fortaleza em diversos momentos difíceis, por nos doar Sua Mãe como companheira de caminhada e colo de descanso com sua ternura e amor. Celebramos com a presença de nosso pastor diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, que presidiu a Santa Missa; Dom Frei José Soares Filho, bispo emérito de Carolina, Maranhão; Frei Arcanjo Soares, ministro da província dos frades capuchinhos de SP; bem como alguns confrades que puderam estar conosco e sacerdotes diocesanos, que muito nos alegraram com suas presenças.


Estando à frente desta comunidade do Embaré há 06 anos, e partindo para meu 3º triênio, só posso agradecer infinitamente a Deus que me chamou e capacitou para estar onde estou. E dizer que sigo firme na missão, pois tenho ainda um Centro Pastoral para entregar a esta comunidade que me acolheu com muito carinho e não mede esforços para seguirmos juntos enfrentando todos os desafios!


Deus seja louvado!

Autor:
Frei Paulo Henrique Romêro
No items found.
Comente