Conheça a devoção à Nossa Senhora dos Capuchinhos

Conheça a devoção à Nossa Senhora dos Capuchinhos

No século XIV, na pequena cidade de Casalpusterlengo, norte da Itália, viveu um jovem piedoso e temente a Deus, que trabalhava como oleiro, na moldura e cozimento de vasos de barro. Um dia, impulsionado por uma especial devoção à Mãe de Deus, queria homenageá-la com sua arte. Mas, ao modelar a estátua em argila da Virgem, viu-se em dificuldades no acabamento da estátua, sobretudo nos detalhes principais: as cabeças de Nossa Senhora o Menino Jesus.

Enquanto persistia em seu oficio, um estranho peregrino apareceu em sua oficina, e lhe ofereceu a sua ajuda. O oleiro aceitou a proposta e assim o peregrino desconhecido, com toques hábeis, foi completando e aperfeiçoando a estátua, terminando justamente os detalhes das cabeças de Nossa Senhora e o menino Jesus. Terminado o serviço, o misterioso ajudante desapareceu. Espantado e satisfeito com o trabalho maravilhoso, o oleiro levou a estátua para o forno.

Já no final de sua vida, o oleiro considerava a imagem tão bonita, que não parecia certo ficar em sua humilde casa e então, levou-a até a capela chamada San Salvario, que era uma igreja antiga. Colocou a imagem em um nicho na parte superior e chamou um padre para abençoá-la. Naquele dia foi uma grande festa na pequena capela. A partir desse dia as pessoas começaram a ir para a Igreja, primeiro por curiosidade, depois por devoção.

O Santuário de Nossa Senhora dos Capuchinhos em Casalpusterlengo (Itália) foi fundado em 1574 pelo padre provincial dos capuchinhos frei Bellintani de Saló, depois das aparições de Nossa Senhora: Em maio de 1574, os habitantes de Casalpusterlengo, durante quinze noites consecutivas, viram descer do céu, acima da capela, uma procissão de frades com velas acesas acompanhando a imagem da Virgem e o menino Jesus.

Estes fatos foram interpretados como um sinal explícito de que a Virgem Maria desejava que sua estátua fosse mantida no lugar e assistida pastoralmente por frades capuchinhos. No final de 1576 os frades vieram e construíram o atual santuário e o convento. Na segunda metade da década de 90, os capuchinhos da Vice – província do Maranhão pensaram por bem em erigir um Santuário que tivesse essa devoção no Brasil, particularmente em São Luís. Pensam, portanto, no bairro do Coroadinho, onde foi construída uma igreja e um convento, que funciona hoje como estudantado de filosofia.

A festa é celebrada no primeiro domingo de setembro ou 21 de fevereiro, data da morte de frei Carlo de Abiategrasso, grande propagador da Virgem Maria, que tanto em Casalpusterlengo como em São Luís recebe o nome de Nossa Senhora dos Capuchinhos.

Autor:
Frei Joacy Fernandes, OFMCap
No items found.
Comente