Convento de Botiatuba é reinaugurado

Convento de Botiatuba é reinaugurado

No dia 12 de março de 2022, sábado, foi reinaugurada a primeira parte do Convento Santo Antônio, em Botiatuba com missa solene, na Capela do Convento, iniciada às 10 horas, presidida pelo Ministro Provincial fr. Pedro Cesario Palma. Estavam presentes todos os freis do Governo Provincial, freis da Cúria Provincial, do Convento N. Sra. das Mercês, de Almirante Tamandaré e todos os da fraternidade local, como também o Mestre de obras, Josias Lopes de Oliveira.

Fr. Pedro fez a acolhida, agradecendo a presença de todos. Os freis pós-noviços animaram os cantos e a liturgia.

Na primeira parte da homilia frei Pedro falou sobre as leituras do dia: é a graça de Deus que nos ilumina, nos conduz em nossas obras; devemos amar os que não nos amam, ir além do comum. Falou sobre os freis atuais desta fraternidade, a adaptação à nova casa, sobre a importância de que todas as casas de formação tenham também um frei mais idoso, mais experiente (orientação da Ratio Formationis). A seguir indicou alguns freis para falar sobre a reforma:

a) Fr. Juarez falou que de tempos em tempos as reformas são necessárias; falou que, quando formando presenciou a reforma do Seminário Santo Antônio em Casa de Retiros (1972-1973) conduzida pelo ecônomo da época, fr. Lourenço Kachuba e vendo hoje fr. Valdir Fontana conduzindo a atual reforma, percebe em ambos a mesma dedicação, competência e entusiasmo neste importante trabalho em prol da Província.

b) Fr. Valdir estava contente por ver completada esta parte da reforma no tempo previsto. Relatou a parte técnica e estrutura da obra (2.500 m²) e, ao mesmo tempo, as questões burocráticas, contábeis e trabalhistas, assumindo a contratação dos funcionários, respeitando as leis de trabalho, fazendo a compra direta do novo material de construção, juntamente com o apoio do mestre de obras Josias. Isto aumentou muito o trabalho mas houve enorme economia, sem perda da qualidade.

c) Josias, que já foi mestre de obras nas reformas da Cúria Provincial, da Casa de Itapoá e agora em Botiatuba, manifestou sua alegria, seu reconhecimento e gratidão à Província pela confiança nele depositada. Falou do que foi reaproveitado da construção anterior. Sente-se muito tranquilo e respeitado.

d) Fr. Evandro, Secretário da SEASF falou sobre as decisões maiores a respeito desta reforma, todo o trabalho feito anteriormente, do envolvimento dos freis, que antes aconteceu para a aprovação da mesma, da contribuição financeira de todos os freis da Província. Que esta reforma nos faz lembrar também da reforma em nós mesmos, de que este local faz parte do coração da Província.

e) Fr. Alessandro recordou que Botiatuba foi sempre também Casa de Formação e que historicamente é a segunda Casa mais antiga da Província, situada num oásis, verdadeiro presente de Deus para nós. Lembrou das várias etapas de formação que ali aconteceram, da riqueza da água, do nosso cemitério onde a maioria dos nossos freis falecidos ali estão sepultados; da beleza do parque (agora desativado) e tantas outras coisas mais. Aqui está a fraternidade que acolhe os freis em tantos momentos importantes da Província.

f) Fr. Sidney (não pôde estar presente) mas fr. Pedro falou que foi ele quem orientou na arquitetura da capela do convento com os diversos símbolos e seus significados, no formato das janelas, na escolha das cores, do Crucifixo de São Damião ...

Após a comunhão foi dirigida uma prece a todos os funcionários (25) que trabalharam nesta reforma. Foram lembrados os benfeitores, os antigos esmoleres, que tanto trabalharam para angariar fundos na construção dos nossos conventos.

A seguir, fr. Pedro benzeu a água e se iniciou a bênção, com aspersão da água benta por todos os cômodos da construção, acompanhada pelos freis, em procissão. Terminada esta parte, houve o saboroso almoço, servido no salão da casa.

A reforma da Casa de Retiros, composta pelas outras duas alas, com a construção da Capela Central, continuam em franco andamento, com previsão de ser concluída para o próximo Capítulo Provincial, ou seja, para o final do ano de 2023.

Autor:
No items found.
Comente