Coordenação do Departamento de Comunicação da CCB se reúne em São Paulo

Coordenação do Departamento de Comunicação da CCB se reúne em São Paulo

O mês de setembro de 2021 começou com um evento de grande importância para a Comunicação dos Franciscanos Capuchinhos do Brasil. Entre os dias 7 e 10 deste mês estiveram reunidos na Cúria dos Capuchinhos de São Paulo, na capital paulista, os membros da coordenação do Departamento de Comunicação (Comunicap) da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB).

Além dos freis que compõem a coordenação, estiveram presentes, oportunamente, frei Clézio Menezes, Presidente da CCB, e frei Sílvio de Almeida, Conselheiro Geral para o Brasil. Frei Arcanjo de Sousa, que é referencial para comunicação entre os provinciais também participou da reunião.

Vários pontos mereceram destaques nos dias em que os irmãos estiveram reunidos, o primeiro deles está a mudança na denominação da equipe que deixa de ser “Comissão” e passa a ser um “Departamento”, uma vez que sua atuação é duradoura dentro da Conferência. O Departamento também apresentou, leu e revisou o Manual de Comunicação que deve ser apresentado também aos provinciais, com o objetivo de criar comunhão, a partir do modo que os freis produzem comunicação no Brasil.

Outro marco importante da reunião foi a proposta de resgate do brasão da Ordem como identidade visual que caracterize todas as circunscrições, partindo de uma perspectiva carismática e não regionalista. A Comunicap entende que a superação do provincialismo, sugerido na Ratio Formationis e em outras orientações do Governo Geral, passa também por uma identidade visual que fale sobre carisma e não de uma região ou característica específica.

O brasão da Ordem é constituído por diversos elementos que muito representa o carisma.

Entre outras coisas discutidas nestes dias, os freis fizeram uma revisão sobre o processo de construção do site atual, prestaram conta dos trabalhos realizados até aqui e esclareceram outras questões pontuais que apareceram ao longo do percurso.

CCB

Por parte da Conferência, tanto o Presidente, quanto o Referencial para a Comunicação, falaram do empenho de energias para conscientizar todos os irmãos da importância do trabalho da comunicação e que o sucesso depende do envolvimento de todos. Frei Clézio e frei Arcanjo ainda agradeceram aos irmãos pelos serviços prestados e fizeram o compromisso de realizar o repasse aos demais Ministros Provinciais.

Autor:
Capuchinhos Brasil
No items found.
Comente