Dia do Migrante - Fluxos migratórios na Amazônia

Dia do Migrante - Fluxos migratórios na Amazônia

Ser cristão é compreender que não somos deste mundo (cf. Jo 15,19).  Com esta certeza, podemos reconhecer o Caminho que nosso Senhor Jesus Cristo nos oferece em favor da salvação de todos, uma vez que somos todos peregrinos neste mundo como Ele mesmo o foi. Este estado transitório faz-nos perceber que o ser humano possui diante de si, além de inúmeras necessidades, muito o que decidir. Somos “livres de escolher se migrar ou ficar”, fazendo referência ao tema dado pelo Papa Francisco para o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado em 24 de setembro de 2023, somos livres de abraçar ou não a missão que Cristo nos propõe.

Uma das realidades missionárias abrange a migração, pois aí se dá oportunidade ao Evangelho que acolhe e protege o outro. A região Amazônica é território fecundo para a missão evangelizadora que envolve a situação do migrante. A região possui vasto registro histórico de migrações e a cada época vemos um novo capítulo sendo escrito. Desde o Ciclo da Borracha (1879-1945) com a vinda de nordestinos, posteriormente a presença dos nossos irmãos nipônicos contribuindo na agricultura e mais tarde com a Zona Franca de Manaus e mais recentemente a vinda de haitianos por causa do terremoto em 2010 e os cubanos pelo incentivo do programa Mais Médicos, tendo um acréscimo de 30 mil cubanos (não médicos) apenas entre 2018 e 2020 espalhados pelo Brasil.

Além das nacionalidades citadas, a Venezuela vive uma crise migratória sem precedentes no mundo por causa de um governo ditatorial. Cerca de 7,1 milhões de pessoas vivem como migrantes. Entraram no Brasil mais de 700 mil venezuelanos, sendo que 85% entraram pelo estado de Roraima e atualmente permanecem no Brasil cerca de 325.763 (BRASIL, 2022) imigrantes daquele país concentrando-se nas regiões sul e sudeste onde encontram melhores oportunidades de trabalho.

Este último caso de migração deve nos chamar muita atenção. São números elevados que carregam em si enormes desafios para qualquer país que os acolhe. São índices migratórios equivalentes a regiões de guerra, porém estes estão fugindo da fome. São pessoas destituídas do direito de ficar no próprio país, isto é, não há liberdade para escolher. Se há alguém que não pode escolher ficar no próprio país, há também aquele que acolhe o necessitado. O cristão caracteriza-se pela acolhida que ao mesmo tempo deve ser um testemunho profético que denuncia as injustiças e crimes de autoria de governos totalitários. Lembremos do lema da 38ª Semana do Migrante que ocorreu de 18 a 25 de junho de 2023 – “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão”, então a Venezuela tem contribuído na criação de verdadeiros apátridas.

O Magistério da Igreja nos exorta à conversão de mentalidade, para sermos mais fraternos. Em sua carta encíclica Fratelli Tutti, Francisco, não admite xenofobia e exploração do migrante (cf. FT n. 39) e nos lembra da importância da integração social dos imigrantes (cf. FT n. 135). Em vista de sanar os desequilíbrios deste e de outros problemas em nível mundial, Francisco afirma que “a diplomacia adquire uma importância inédita, chamada a promover estratégias internacionais para prevenir os problemas mais graves que acabam por afetar a todos” (LS n. 175). Na região Amazônica isso se torna imprescindível devido às ameaças à dignidade humana. A presença da Igreja é urgente para enfrentamento ao tráfico humano, devastação da floresta, narcotráfico, exploração dos indígenas e movimentos migratórios marcados pela desigualdade. Desafios pastorais devem nos motivar a “pensar em grupos missionários itinerantes e ‘apoiar a inserção e a itinerância dos consagrados e consagradas ao lado dos mais desfavorecidos e excluídos" (QA n. 98), como também na promoção de trabalho para uma vida digna com a garantia dos mesmos direitos dos nacionais (DSI n. 297) e sobretudo a promoção de uma vida em comunhão com Deus.

Enfim, todos nós somos chamados a edificar a Igreja, sem proselitismo e sem a limitação da identidade de organização não governamental. “Jesus, caminhando para Jerusalém, passou pelas fronteiras da Samaria e da Galileia” (cf. Lc 17,11), assim, ao seguir o Mestre, nos colocamos no Caminho que ultrapassa as fronteiras impostas pela geografia puramente racional. Quem se faz discípulo missionário, “constrói pontes” e “persevera na Tradição dos apóstolos, na vida em comunidade, na fração do pão, nas orações [...] e por crer, coloca tudo em comum (cf. At 2, 42;44) colaborando na promoção da justiça, paz e integridade da criação.

 

 

Referências

 

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada Ave-Maria, 141.ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 1959, (impressão 2001). 1632p.

 

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si´. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

 

____________. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, 2020. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20200202_queridaamazonia.html . Acesso em 17/06/2023.

 

____________. Fratelli Tutti: Carta Encíclica sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulus, 2020.

 

PONTIFÍCIO CONSELHO ―JUSTIÇA E PAZ. Compêndio de Doutrina Social da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2005. 528p.

 

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório Anual 2022 OBMigra [Brasília]: Disponível em: <https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/Obmigra_2020/OBMigra_2022/RELAT%C3%93RIO_ANUAL/Relat%C3%B3rio_Anual_2022_-_Vers%C3%A3o_completa_01.pdf>. Acesso em 15/06/2023.

 

A 38ª SEMANA DO MIGRANTE SERÁ ABERTA, NO DOMINGO, 18 DE JUNHO, COM CELEBRAÇÃO NO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA. CNBB [Brasília]. 16 de jun. de 2023. Disponível em: <https://www.cnbb.org.br/a-38a-semana-do-migrante-sera-aberta-no-domingo-18-de-junho/>.  Acesso em 10/06/2023.

 

Em cinco anos, Brasil recebeu mais de 700 mil imigrantes venezuelanos. Ministério da Justiça e Segurança Pública. 04 de nov. de 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/em-cinco-anos-brasil-recebeu-mais-de-700-mil-imigrantes-venezuelanos. Acesso em 14/06/2023.

 

Migração na Amazônia: conheça os principais fluxos de pessoas na região. Portal Amazônia. 24 de ago. de 2021. Disponível em: <https://portalamazonia.com/amazonia/migracao-na-amazonia-conheca-os-principais-fluxos-migratorios-da-regiao>. Acesso em 11/06/2023.

 

Por que venezuelanos estão migrando em massa para os EUA através do México. BBC Mundo. 17 de out. de 2022. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63264545#:~:text=Mudan%C3%A7a%20na%20tend%C3%AAncia%20migrat%C3%B3ria,cerca%20de%205%2C96%20milh%C3%B5es>. Acesso em 12/06/2023.

Autor:
Frei Dimitri Corrêa e Ribeiro da Silva, OFMCap
No items found.
Comente