

Encontro de formação do pós-noviciado
Objetivando a formação dos freis que estão na etapa formativa do pós-noviciado, no dia 20 de abril de 2022, de forma virtual, os pós-noviços da Província Sagrado Coração de Jesus realizaram um encontro formativo sobre os 125 anos de presença e missão dos Capuchinhos no RS e os 80 anos da Província. A assessoria do encontro foi realizada pelo frei Vanildo Luiz Zugno, que é o autor do livro intitulado: Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul (1896-2021) e que partilhou um pouco mais da história, resgatando a memória do caminho que foi para chegar até os dias atuais, trazendo fatos importantes que marcam esse legado construído, destacando a importância de conhecer a história para se manter fiel na construção do futuro que se sonha.
Para o frei Pedro Miri, Coordenador do pós-noviciado: “Dentro dessa data comemorativa dos 125 anos de presença e missão e os 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande dos Sul, nos encontramos como casas formativas do pós-noviciado para conversar e trazer no presente parte da história e fatos que hoje nos identificam como Frades Menores Capuchinhos. Essa relação do passado, no presente, retratando um futuro, estimula a nós frades mais jovens a termos esse elã missionário, fraterno e evangelizador de ser, tendo em vista os passos de São Francisco de Assis”.
Em relação ao encontro e quando se fala de história, o pós-noviço frei Barthelemy Wilgemps disse: “Não é uma coisa que se pode fazer hoje para amanhã, por que precisa reunir várias memórias para escrever uma história que são um conjunto de matéria da história. Antigamente, os frades brasileiros usaram uma meta para ver a necessidade do povo, eles não fugiram da realidade, se envolveram nos diversos trabalhos tanto na educação como na área social. O passo para a nossa missão hoje não é mais uma coisa geográfica, mas cultural. Com o tempo da pandemia, a realidade nos exige a fazer uma mudança, de evangelizar através dos meios de comunicação. Precisamos deixar que o real se manifeste. Por isso esses três verbos são muito importantes não só para se adaptar a uma cultura, mas também à realidade. Desaprender, aprender e reaprender. Para mim, foi um momento muito proveitoso não só para conhecer a história de nossa Província, mas também para olhar a essência da vida Franciscana Capuchinha para manter fiel na missão do povo de Deus”.
Participaram os freis formandos de Teologia e Filosofia que residem em Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Outros encontros como este deverão acontecer ao longo do ano. Conforme a Constituição da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos nº 32 “ O pós-noviciado, que começa com a profissão temporária e conclui com a profissão perpétua, é a terceira etapa da iniciação. Nesse período os frades caminham para uma maior maturidade e se preparam para a escolha definitiva da vida evangélica em nossa Ordem”.