I Encontro de frades jovens

I Encontro de frades jovens

Nos dias 5 a 7 de dezembro, na Casa Frei Aldo Fardo em Rosa do Mar/SC aconteceu o primeiro encontro geracional dos Franciscanos Capuchinhos da Província do Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul. O encontro foi conduzido pelo Ministro Provincial frei Nilmar Carlos Gatto e pelo Vigário Provincial frei Evaldo Valdir de Freitas. Participaram do encontro os freis Marcelo Carvalho, Edson Cecchin, Marcelo Monti Bica, Wood Lubin, Sidimar Pressi, Flávio Amaral, Vandrigo Zacchi, Daison Firmino de Sá, Laércio Duminelli da Luz, Rafael de Lima e Bruno Agostineto.

Em um ambiente sereno e descontraído foram partilhadas alegrias, dificuldades e perspectivas dos frades jovens de votos perpétuos. A faixa etária dos participantes estava em torno dos 27 aos 45 anos.  Alguém poderia argumentar que não se trata mais de jovens e que talvez se deva pensar em outro nome que melhor caracterize o grupo. É evidente que sempre que caracterizamos alguém o fazemos em relação a outro. Assim, para um frade de 20 anos um frade de 40 não pode ser visto como jovem. Já para um frade que tem 80 anos ou mais os frades que se fizeram presentes nesse encontro são todos jovens.

Talvez o principal elemento característico do grupo seja o fato de, ao mesmo tempo em que não está mais na formação inicial e ainda não goza da sabedoria daqueles que têm décadas de vivência na vida religiosa, possui um apaixonado dinamismo inovação e determinação para trabalhar pelo sonho de Deus de  vida e felicidade em abundância para todos os seres. E a consciência de que essa missão deve ser empreendida com os irmãos  de todas as idades e com o povo  de Deus.

Uma das perguntas que orientou o debate foi a seguinte: "Houve uma real internalização dos valores da vida franciscano- capuchinha?" "Não podemos negar que, apesar de nossos limites e possíveis incoerências, todos, de uma forma ou de outra, tentamos ser sinais de esperança, de fraternidade, de justiça, de compaixão e essa é a maior prova de assimilação do carisma"- afirma um dos participantes.

Para frei Vandrigo Zacchi “ Foi um bonito momento de integração, de partilha de vida, de reencontro, de perspectivas da caminhada e um encontro de diálogo  onde a partir de um subsídio que refletia sobre os conselhos evangélicos fizemos uma boa conversa, por isso considero um bonito espaço e momento este encontro”.

Já o frei Flávio Amaral, disse que “foi muito bom, com momentos de convivência fraterna, de estudo e partilha. O estudo se deu a partir de um texto de frei Sílvio, Conselheiro Geral da Ordem, que refletia sobre a forma de vida capuchinha. Importante que além do estudo, aconteceram momentos de conversas sobre o assunto e também sobre a Província, fazendo uma análise presente e perspectivas para o futuro da mesma. Foram dias importantes e significativos”.

O próximo encontro ficou marcado para dezembro de 2023.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente