Encontro de Guardiães 2023 da CCB reúne irmãos em Minas Gerais

Encontro de Guardiães 2023 da CCB reúne irmãos em Minas Gerais

Dos dias 11 a 14 de setembro, aconteceu na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Encontro dos Frades Guardiães da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.

Os Guardiães são os Ministros Locais das Fraternidades, responsáveis por cuidar e animar a vida da Fraternidade. Estiveram presentes 28 frades das diversas Circunscrições (Províncias e Custódias) do Brasil.

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO DOS FRADES GUARDIÃES DA CONFERÊNCIA DOS CAPUCHINHOS DO BRASIL – BH | MG Da esquerda para a direita, Primeira fila: Frei Rafael (CE-PI), Frei João Batista (MG), Frei Ismail (MG), Frei Dálvio (RJ-ES), Frei Quércio (RJ-ES), Frei Adilson Gonçalves (Ministro Provincial MG), Frei Luan (BA-SE), Frei João (MT-RO), Frei André (MG), Frei Plínio (MG), Frei Marcos (SP). Segunda fila: Frei Paul (MT-RO), Frei Augusto (MA-PA-AP), Frei Esdras (MG), Frei Gerson (SP), Frei Ivo (RS), Frei Vandeí (BA-SE), Frei Marcus (PR-SC), Frei Geovane (MG), Frei Adilson Donderi (MG), Frei Elenilson (BA-SE), Frei Smaley (AM-RR).Terceira fila: Frei Fabiano (Assessor MA-PA-AP), Frei Glaicon (MG), Frei José Maria (SP), Frei Cléber (RJ-ES), Frei Laércio (RS).

Frei Adilson Gonçalves, Ministro Provincial de Minas Gerais e responsável por acompanhar a seção dos Guardiães na Conferência, deu as boas vindas aos irmãos e fez a abertura do encontro. A partir da temática “O serviço do Guardião na animação da vida fraterna e espiritual a partir da Regra”, tendo em consideração o 8º Centenário da Regra Franciscana, a ser celebrado no dia 29 de novembro do corrente ano, dentro das Celebrações dos Centenários de 2023 a 2026 para toda a Ordem Franciscana, o encontro foi assessorado por Frei Fabiano Targino, da Província Nossa Senhora do Carmo, do Maranhão, Pará, Amapá e Delegação de Cuba.

Frei Adilson Gonçalves, ministro provincial, dá a benção para o momento do lucernário

O assessor convidou os irmãos a terem um olhar renovado sobre a Regra a partir de dois critérios: 1) percebendo que em Francisco e em sua vida a Regra tem a força da experiência da própria vida experimentada (forma minorum) e que ao olhar para a Regra se precisa perceber a forma com a qual Francisco primeiro vive e depois a propõe, reconhecendo-a não moldadora ou podadora das intuições do Seráfico Patriarca; 2) ademais, é preciso compreender a aceitação e a aprovação da Regra por parte da Igreja, o que revela a sua força jurídica, mas, como escrito autêntico e genuíno de Francisco, compreendê-la, inclusive, como um  documento de vida espiritual e exortativo ao seguimento do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir de ambos os critérios, o assessor perpassou sua reflexão pelos Capítulo 01, 06, 07, 08 e 10 da Regra Franciscana, sempre tendo como base o serviço do Guardião na animação da vida espiritual e fraterna.

Além da reflexão e do momento de Formação Permanente, os irmãos se reuniram para rezar pelas suas Fraternidade e Circunscrições, colocando-as no colo de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado e da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, em cada Eucaristia e, pela celebração do Lucernário, renovaram para si o pedido de Francisco ao Crucificado: “Iluminai as trevas do meu coração...”. Para os momentos de oração contou-se com a presença e o auxílio dos frades pós-noviços que residem em Belo Horizonte.

Grupo visita a Ouro Preto - MG

Na quarta-feira, 13, os irmãos fizeram um passeio pela cidade histórica de Ouro Preto, primeira capital do Estado de Minas Gerais e berço da Inconfidência Mineira. O passeio guiado pelas igrejas históricas e museus contou com a colaboração de Frei Adriano Cézar e da senhora Anamaria Camargos, ambos do Secretariado de Bens Culturais da província mineira.

Após dias de reflexão e fraternidade, o encontro foi encerrado no dia 14 de setembro com a celebração da Santa Missa na festa da exaltação da Santa Cruz e com o almoço.

Autor:
Frei Glaicon Givan da Rosa, OFMCap
No items found.
Comente