Encontro de Inverno do Pós-noviciado

Encontro de Inverno do Pós-noviciado

Entre os dias 15 e 18 de junho, em Flores da Cunha/RS, aconteceu o Encontro reunindo todos os pós-noviços da Província Sagrado Coração de Jesus. Estiveram presentes os frades de Canoas, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria que estão cursando Filosofia e Teologia na etapa conhecida como pós-noviciado. Também esteve presente o frei Daison Fermino de Sá OFMCap, que é o Coordenador do Secretariado de Formação da Província. O Encontro de Inverno tem por objetivo proporcionar momentos de reencontro dos freis e também trabalhar uma temática da vida capuchinha.

 Neste ano, o tema escolhido e trabalhado foi sobre a Oração Mental e contou com a presença do frei Klenner Antonio da Silva OFMCap, da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central que conduziu a formação. Frei Klenner é autor do texto “A oração Mental capuchinha como itinerário espiritual” que se encontra no livro “Oração Mental, um jeito capuchinho de rezar”.

Os dias contaram ainda com missa, momentos de oração, integração, partilha da caminhada formativa e passeio. Também os pós-noviços participaram da Festa de Corpus Christi e da Romaria Vocacional ao Venerável Frei Salvador Pinzetta, onde auxiliaram nas bênçãos e celebrações.

A Oração mental segundo as Constituições é a mestra espiritual dos frades. Outros escritos apresentam que a oração e a contemplação não eram apenas um ato, mas era todo o humano que rezava. Tomás de Celano diz que Francisco “tinha Jesus de muitos modos: levava sempre Jesus no coração, Jesus na boca, Jesus nos ouvidos, Jesus nos olhos, Jesus nas mãos, Jesus em todos os outros membros”(1Cel 115,5). Por fim, esta forma de orar é a escola de aperfeiçoamento da vida dos Irmãos Menores e o caminho para ser Capuchinho.

Para o frei Klenner o encontro com o pós-noviciado, etapa muito desafiadora para nossa ordem, foi momento ímpar de partilha de vida, experiências e aprofundamento no nosso carisma. Pude encontrar com irmãos entusiasmados pelo nosso modo de ser franciscanos Capuchinhos e um clima de profunda fraternidade com liberdade, intimidade, confiança, mas, também leveza. Fiquei extremamente feliz com os questionamentos, com as dúvidas e, para além disso, como pudemos construir juntos um caminho de compreensão de como a oração mental pode ser caminho do nosso discipulado. Acredito que todos os pós Noviços compreenderam que esse modo de rezar é parte essencial e o cerne da nossa vida e vejo com esperança o caminho que cada um pode traçar a partir desse nosso momento de partilha e formação.

Já o pós- noviço frei Matheus Fernandes da Silva, disse que foi um momento bonito de reencontro e de poder vivenciar aquilo que é a essência do nosso carisma: a fraternidade. Disse ainda que também, de maneira muito especial puderam estudar, compreender e praticar a oração mental que é parte muito importante do carisma e o jeito capuchinho de rezar. Os dias foram marcados por muita fraternidade, partilha de vida e convivência, tudo isso sempre ajuda a fortalecer a nossa vocação. Ficamos felizes também de poder colaborar na Romaria ao Venerável Frei Salvador Pinzetta, sendo um momento profundo de fé e devoção de alguém que deixa um bonito testemunho para que a gente possa se espelhar e seguir a missão.

 Continuemos a rezar pelas vocações.

Jesus, mestre, divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente