Encontro Nacional de Postulantes

Encontro Nacional de Postulantes

A Conferência dos Capuchinhos do Brasil, por meio da Schola Fratrum, realizou um encontro virtual de postulantes. Os postulados da província do RS e da Custódia Brasil Oeste, marcaram presença neste encontro.

O Encontro dos postulantes da CCB - Conferência dos Capuchinhos do Brasil é uma iniciativa da Schola Fratrum com o apoio do Departamento de Comunicação. Esse encontro foi pensado a partir do encontro de formadores e levado até a Schola Fratrum (encontro que reúne os formadores dos Capuchinhos do Brasil) que acolheu a sugestão, realizando o encontro de forma virtual.

Atualmente, na CCB existem 16 postulados. O tema do encontro foi sobre a influência das mídias digitais no processo formativo, e contou com a assessoria do frei Douglas dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais que também faz parte da COMUNICAP, ainda estiveram presentes o Presidente da CCB frei Clézio Menezes e do frei José Nilton Ministro Provincial da Província dos Franciscanos Capuchinhos do Maranhão/Pará (PROMAPA). No encontro aconteceram as exposições da temática e também momento de perguntas por parte dos postulantes.

Conforme as Constituições Capuchinhas o Postulado é o primeiro período da iniciação no qual se faz a escolha de nossa vida. Nesse período, o postulante conhece a nossa vida e faz um ulterior e mais cuidadoso discernimento de sua vocação. A fraternidade, por sua vez, conhece melhor o postulante, e ajuda no aprofundamento da vida de fé. Esse tempo de formação contempla a catequese da fé, a introdução da vida litúrgica, a experiência da oração, do estudo do franciscanismo, na vida fraterna e numa primeira experiência de atividade apostólica.

Para o frei Daison Fermino de Sá, atual Coordenador do Secretariado de Formação dos Franciscanos Capuchinhos do RS, “ O encontro nacional dos postulantes capuchinhos foi uma oportunidade de estreitarmos laços entre as circunscrições e assim expressarmos o espírito de fraternidade entre os postulantes. Por ser a primeira experiência realizada pela CCB, foi de fato um encontro simples, mas importante. O tema trabalhado é bem pertinente para nossos contextos, sobre as influências das mídias digitais no processo formativo. A própria Ratio Formationis afirma que "é necessário formar os candidatos para um uso maduro, seguro e útil dos meios digitais". Foi bonito encontrar e ver os irmãos postulantes reunidos em fraternidade através da tela para este encontro”.

O postulante Julierson Costa, que reside na Casa de Formação Santa Fé, em Caxias do Sul/RS disse que: “Foi um encontro muito interessante e importante, compreendemos a importância do encontro e a temática que foi o uso das tecnologias, com destaque para nós que estamos na caminhada formativa. Trabalhamos ainda como a tecnologia influencia na nossa formação  e com isso refletimos a importância do uso e os cuidados que devemos ter”.

Para o postulante Eduardo Luza, que está na Casa de Formação em Tangará da Serra:  “Foi deveras gratificante estar em unidade com os postulantes de todo o  Brasil, e acompanhados também da presença do Presidente da CCB e dos demais frades incluindo frei Douglas, que ministrou a formação sobre os meios sociais e tecnológicos nos dias de hoje e como aplicamos os meios digitais na rotina, sobre a importância de ter prudência e usufruir com atenção e equidade. E como postulante acredito que foi muito importante está formação, para nosso crescimento espiritual e fraternal, afinal as mídias devem nos aproximar e não nos afastar dos irmãos e irmãs”.

Paz e bem!!

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente