Encontro Postulinter/Novinter aconteceu em Marau

Encontro Postulinter/Novinter aconteceu em Marau

Encontro  Postulinter/ Novinter aconteceu em Marau

 Entre os dias 27 a 31 de março, no Convento São Boaventura, de Marau/RS, aconteceu o Postulinter/Novinter, encontro que reúne os formandos que estão nas etapas formativas do Postulado e do Noviciado. Estiveram presentes os Franciscanos Capuchinhos, os Missionários da Sagrada Família e os Missionários Scalabrinianos além da presença da Irmã Lourdes Urban da CRB- Conferência dos Religiosos do Brasil, bem como os formadores que acompanham os jovens nas casas de formação.

Os temas trabalhados foram: A formação humana e a multiculturalidade, a história de vida; Autoestima; Cultura; São Pedro e São Paulo como modelos de conversão; Interculturalidade e sobre o que é a Conferência dos Religiosos do Brasil. A programação contou com momentos de oração, formação e convivência, sendo um espaço de partilha e troca de experiências entre as culturas e as etapas formativas.

O noviço capuchinho frei Renato Andrade, da Custódia Brasil Oeste MT/RO disse que “participar do encontro foi experimentar um pouco mais dessa etapa formativa tão importante e singular para a nossa vida, o noviciado. De fato, foi uma experiência marcante, fraterna e de crescimento relacional e cultural. Cada momento foi rico, sejam eles, as formações, os diálogos e partilhas em grupos, as refeições, vivências fraternas e os momentos de espiritualidade. Sendo assim, cada momento se tornou uma base ligando e conformando nossa vida, ou melhor, nossa convivência ao tema central do encontro, a saber: “Formação Humana e Interculturalidade - Diálogo cultural”. É importante ressaltar que os tempos atuais urgem pelo diálogo, seja ele com Deus, convosco mesmo, mas, sobretudo com o próximo. Contudo, podemos dizer que o postulinter/novinter levou-nos a um encontro com nossa humanidade que também perpassa na Interculturalidade, sendo palavras-chaves para gerar esse movimento de comunhão, o diálogo, o respeito e a interação”.

O frei João Renon, noviço capuchinho do RS, deixou a mensagem: “Este encontro foi muito positivo, foi muito importante para a minha caminhada de noviço capuchinho diante desse projeto que a Igreja apresenta para os religiosos de Interculturalidade em terras longínquas e não só mais internas, eu não tinha formação sobre isso e este projeto que é proposto, e todo esse encontro de postulinter/novinter me fez abrir o coração para me preparar para isso, e para abraçar como diz Jesus no Evangelho, colocar as  mãos no arado e não olhar para trás, ou seja, se colocar a disposição. Foi um encontro importante, me fez olhar para  o que eu vivo hoje e ver  que posso acrescentar para o amanhã, acrescentou muito para minha caminhada. Destaco como ponto forte do encontro a partilha das culturas que aconteceu, foi de uma riqueza esplendorosa e também a convivência que tivemos”. 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente