Encontro Vocacional Presencial

Encontro Vocacional Presencial

No último domingo (29) do mês de agosto aconteceu em Cuiabá-MT na Casa de Formação São Francisco de Assis, um encontro vocacional presencial tendo a participação de dois jovens: Diogo e Vinicius residentes no município de Várzea Grande-MT. O encontro teve a duração de um dia apenas, iniciando pela manhã às 7h e finalizando às 18h com a Santa Missa na Comunidade Bom Jesus da Lapa, pertencente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde atualmente estão presentes os frades capuchinhos na cidade de Cuiabá.

Neste tempo em que vivemos de pandemia da COVID-19, os encontros vocacionais na Custódia São Francisco de Assis vem acontecendo de forma on-line no terceiro domingo de cada mês. ‍‍

Na parte da manhã, os jovens foram acolhidos com um café da manhã e em seguida Frei Jeferson Robert contou um pouco da História de Francisco de Assis. Logo após houve a partilha da caminhada vocacional por parte dos próprios jovens e também dos freis. Após um pausa, Frei Hítalo Roan explanou sobre o início da nossa Ordem Capuchinha e sobre o nosso carisma. Antes do almoço, Frei Ericles proporcionou algumas brincadeiras envolvendo lógica para descontrair. Ao meio dia, foi servido o almoço, com a presença de outros frades que compõem a fraternidade local. Após o almoço houve um momento de descanso e já na parte da tarde Frei Rubenil Castro apresentou as etapas de nossa formação, proposta pela Ratio Formationis e logo depois, outro momento de partilha da caminhada vocacional. Às 15h foi proposto a prática de esporte na modalidade de vôlei.

O vocacionado Diogo ressalta que o encontro proporcionou o conhecimento da vida consagrada e "a partir disso foi esclarecedor e de certo modo respondeu, primeiro o medo que num determinado momento da vida eu senti e as dúvidas que vem no decorrer do nosso chamado".

"O encontro foi muito motivador pois partilhamos o nosso chamado vocacional e os freis também. Dessa forma, conhecemos e ouvimos como Deus vai chamando, vai guiando, vai conduzindo. Isso nos motiva e nos ajuda no discernimento vocacional, foi muito bom e muito produtivo este encontro." diz vocacionado Vínicius.

No fim da tarde aconteceu a Santa Missa presidida pelo Frei Hélio Meireles, mestre do pós-noviciado, e com a presença dos leigos que integram o Serviço de Animação Vocacional (SAV). No lugar da homilia Frei Alison conduziu uma dinâmica envolvendo toda a comunidade. Antes do início da missa todos receberam um papel seda, as cores distribuídas eram azul, branco, verde e amarelo. Conforme as instruções as pessoas iam "moldando" o papel seda. Inicialmente a folha lisa sem amassados representava a vida de cada um, depois chacoalhando, a folha amassou representava as marcas da vida na vida. Depois foi preciso dividir o papel em quatro partes e compartilhar com as outras pessoas de modo que cada um ficasse com quatro pedaços e quatro cores distintas. Por fim empilhando as quatro partes sobre a mão e com um dedo apertando no meio formou-se uma flor. A vida agora transformara-se em flor, mesmo depois de tudo que passará com ela.

No ofertório todos foram convidados a oferta sua vida (flor) a Deus. E assim as pessoas fizeram.

Ao fim da missa a equipe do SAV foi apresentada a comunidade e feito o convite às pessoas que se sentissem a vontade para também fazerem parte desta equipe.

Autor:
Frei Rubenil de Castro Oliveira, OFMCap
No items found.
Comente