Falece Dom Frei Ângelo Domingos Salvador

Falece Dom Frei Ângelo Domingos Salvador

Com pesar, os Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, comunicam o falecimento de Dom Frei Ângelo Domingos Salvador OFMCap, aos 90 anos, ocorrido no dia 13 de agosto na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul/RS.

Nascido no dia 17.07.1932 em Segredo (Ipê - RS). É filho de Augusto Salvador e Vergínia Vazatta (in memorian) e irmão de frei Valdivino Salvador OFMCap. Fez a sua Profissão Religiosa Temporária no dia 11.02.1951, em Flores da Cunha - RS. Já sua Profissão Religiosa Perpétua foi no dia 11.02.1954. Foi ordenado sacerdote em Porto Alegre - RS, no dia 22.03.1958. No dia 16.03.1981 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II. Recebeu a ordenação episcopal no dia 14.06.1981 e no dia 27.06.2007 tornou-se Bispo Emérito da Diocese de Uruguaiana/RS.

 Atualmente, fazia parte da Fraternidade Imaculada Conceição, residindo na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul – RS. Dom Frei Ângelo foi responsável por iniciar o Processo de Beatificação do Venerável Frei Salvador Pinzetta, sendo o vice postulador da Causa, se dedicando muito para esta missão.

O Ministro Provincial dos Capuchinhos do RS, Frei Nilmar Carlos Gatto, disse que: “Dom Frei Ângelo deixa um legado de amor, simplicidade e profunda vivência fraterna para todos nós”.

Em nota de pesar, Dom José Gislon, OFMCap (Bispo Diocesano de Caxias do Sul), manifestou pesar e solidariedade aos familiares e aos confrades capuchinhos. Disse que: “ Um verdadeiro educador, ao longo de 64 anos de vida sacerdotal e 41 anos de episcopado, Dom Ângelo, nos deixa o testemunho de total doação ao povo de Deus, nas várias dioceses que foi Bispo e em tantos serviços que prestou à Igreja no Brasil, especialmente na formação sacerdotal. Deus seja louvado pelo dom de sua vida e ministério pastoral, de modo particular, na Ordem dos Frades Capuchinhos e, por mais de uma década, na Diocese de Caxias do Sul”.

O Bispo Diocesano de Bagé, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, OFMCap, disse: “Prezado Frei Nilmar e confrades! Ao expressar os sentimentos pela Páscoa de Dom Ângelo, aproveito para louvar e agradecer a Deus pela missão de Dom  Ângelo junto a Igreja e a Vida Religiosa Consagrada. Por onde passou, deixou marcas de vida e esperança. Sentimentos aos familiares e a Província dos Freis Capuchinhos que cuidou com fraterno amor os últimos anos de Dom  Ângelo."

Já o Arcebispo Emérito Arquidiocesano de Feira de Santana - BA, Dom Frei Itamar Vian, OFMCap, afirmou: “Meus irmãos! Trabalhei seis anos ao lado de Dom  Ângelo no Conselho Provincial. Ele sempre foi minha referência como frade e bispo. Mais um Santo que intercede junto a Deus pela nossa Província e pela Igreja”.

Diversos frades ainda expressaram manifestações de gratidão e solidariedade recordando o quão marcante foi a passagem de Dom Frei Ângelo em suas vidas, destacando a humildade, a amabilidade, a simplicidade, a sabedoria e que a vida e missão de Dom Frei Ângelo foi bênção especial para a Província e para a Igreja, pois possuía um bonito testemunho vocacional de um autêntico frade capuchinho. Os frades ainda recordam os seus últimos anos na Casa São Frei Pio, vivendo de forma alegre, sem reclamar de suas limitações.

Desde que foi ordenado bispo, em 1981, Dom Frei Ângelo, serviu como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, na Bahia. Em 1986 foi nomeado bispo de Coxim, no Mato Grosso do Sul e 5 anos depois se tornou o primeiro bispo da Diocese de Cachoeira do Sul. Dom Ângelo chegou em 1999 em Uruguaiana como bispo diocesano, ministério que exerceu até a sua renúncia, em 2007. Seu lema episcopal é "Dar a vida pelos irmãos."

Dom Frei Ângelo fez os estudos primários no Seminário São José, de Veranópolis, durante os anos de 1945 a 1948. Posteriormente, fez os estudos secundários no Seminário São Geraldo, em Ijuí, de 1949 a 1952. No ano seguinte iniciou a faculdade de Filosofia no Convento São Boaventura, na cidade de Marau. Em 1955 começou os estudos de Teologia no Convento São Lourenço, em Porto Alegre, tendo finalizado em 1958, mesmo ano em que foi ordenado sacerdote, a 22 de março.

Cursou a faculdade de Pedagogia, sendo licenciado também em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNIJUÍ. Cursou o Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, também, fez especialização em Cultura Brasileira, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi professor: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNIJUÍ em Ijuí; na PUC-Rio; na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi diretor dos Seminaristas Teólogos Capuchinhos; Ministro Provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Diretor do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aos 16 de março de 1981 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, com a sede titular de Selia. Foi ordenado bispo no dia 14 de junho de 1981 pelo Cardeal Avelar Brandão Vilela. Aos 16 de maio de 1986 foi nomeado bispo prelado de Coxim, no Mato Grosso do Sul. Dom  Frei Ângelo foi membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB.

No dia 17 de julho de 1991 foi nomeado primeiro bispo da Diocese de Cachoeira do Sul, cargo que ocupou até o dia 26 de maio de 1999, quando foi designado para ser bispo da Diocese de Uruguaiana. Teve a sua renúncia aceita pelo governo diocesano de Uruguaiana no dia 27 de junho de 2007, por limite de idade.

O velório iniciou a partir das 8h30mim e a missa aconteceu às 16h na capela da Casa São Frei Pio, seguida de sepultamento no Memorial dos Capuchinhos, junto ao Convento Imaculada Conceição, onde residia, em Caxias do Sul. Rezemos pelo descanso eterno de Dom Frei  Ângelo.

*Foto Vatican News 2014

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente