

Falece Frei Hermínio Bordignon
Falece Frei Hermínio Bordignon
Faleceu na sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, aos 99 anos, o Frei Hermínio Bordignon, frade capuchinho e presbítero, na Casa São Frei Pio, em Caxias do Sul (RS). Seu sepultamento ocorreu no Memorial dos Capuchinhos, após missa de despedida celebrada às 16 horas do mesmo dia.
Frei Hermínio nasceu em 30 de janeiro de 1926, na localidade de Capoeirinha, então distrito de Nova Araçá, hoje município de Paraí (RS). Era filho de Agostinho Bordignon e Maria Mattiello. Desde cedo demonstrou inclinação para a vida religiosa, ingressando no seminário de Veranópolis em 1938, dando continuidade à sua formação também no seminário de Ipê.
Realizou o noviciado em 1946, em Flores da Cunha, e professou seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 6 de janeiro de 1947. Prosseguiu os estudos de Filosofia em Marau e de Teologia em Garibaldi e Porto Alegre. Foi ordenado presbítero em 28 de dezembro de 1952, em Paraí, por Dom Benedito Zorzi, adotando como lema sacerdotal a frase que marcou toda a sua vida e ministério:
“Passar pelo mundo para fazer o bem.”
Ao longo de sua trajetória pastoral, Frei Hermínio dedicou-se com zelo ao serviço do povo de Deus. Atuou como vigário paroquial em Santa Maria (1955–1956), foi pároco em Bom Jesus (1957–1969) e, posteriormente, vigário na Paróquia São Geraldo, em Ijuí (1970–1974). Nesse período, conciliou o ministério pastoral com a formação acadêmica, concluindo a licenciatura em Filosofia e Pedagogia pela Unijuí.
Demonstrando sensibilidade especial pelo cuidado humano integral, Frei Hermínio também se qualificou na área da saúde mental. Em 1975, diplomou-se pela Escola Superior de Psicoterapia e Psicanálise de São Paulo, como Psicoterapeuta Analista, e obteve igualmente diploma pela Sociedade de Hipnose Médica do Rio Grande do Sul, colocando seus conhecimentos a serviço da escuta e do acompanhamento.
Em 2012, celebrou com gratidão e simplicidade os 60 anos de ordenação sacerdotal, testemunhando uma vida longa, fecunda e marcada pela fidelidade ao Evangelho, à Ordem Capuchinha e às comunidades por onde passou.
A vida de Frei Hermínio Bordignon permanece como sinal de dedicação, bondade e serviço. Seu lema resume bem sua missão: passou pelo mundo fazendo o bem, deixando marcas de humanidade, fé e compromisso cristão. A Ordem dos Capuchinhos, familiares, amigos e comunidades rendem graças a Deus por sua vida e o confiam agora ao abraço misericordioso do Pai.




