Falece Frei Reynaldo Pasinatto

Falece Frei Reynaldo Pasinatto

Faleceu na Casa São Frei Pio, junto ao Convento Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, às 3h de domingo 18/02 com 89 anos, 69 de vida capuchinha e 61 de presbítero. Era hóspede, na Casa São Frei Pio, desde meados de 2019.

       Frei Reynaldo ingressou no Seminário de Veranópolis em 1948, fez o noviciado em 1954, professando na Ordem dos Capuchinhos em 25.01.1955. Estudou filosofia e teologia respectivamente em Ijuí e Porto Alegre, sendo ordenado sacerdote em 28.07.1963, em Ipê.

   De 1965 a 1989 participou de muitos cursos na área da Psicologia, Pastoral, Liturgia, língua francesa, concluiu o bacharelado em Filosofia (Fidene-Ijuí), Catequese (no CELAM, Medellín/Colômbia) e CERNE.

   Durante 56 anos, dedicou-se à pastoral paroquial atuando como vigário paroquial ou pároco em Belém Novo e São Judas Tadeu (Porto Alegre), Soledade, Garibaldi, Ijuí/Redentora, Porto Velho e Espigão do Oeste (RO), União da Vitória (PR), Lagoa Vermelha e São José do Herval.

   Em vários períodos dedicou-se também à Pastoral Hospitalar no Sanatório Partenon, Hospital São Pedro, Hospital Parque Belém e Hospital São Lucas (Porto Alegre) e Hospital N. Sra. de Fátima (Flores da Cunha). Já nos últimos anos de atividade pastoral foi capelão do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, das Irmãs Capuchinhas, em Flores da Cunha.

   Nascido em Ipê, RS, dia 08/05/1935 Frei Reynaldo é o sexto filho  de David Pasinatto e Helena Michelon, entre dez irmãos e irmãs.

  Como membro da Província dos Capuchinhos do RS aproveitou boas oportunidades de estudos, trabalhou em diferentes frentes e atividades, fez constantes atualizações, experimentou diferentes realidades pastorais, viajou por vários países (peregrinação da Associação Antoniana).

   Ao resumir sua vida em um folder de 22 páginas com o título “Minha História”, frei Reinaldo começou com as seguintes linhas: “Frei Reynaldo, dentro de você palpita um coração todo entusiasmado em busca da felicidade para si e para os outros. Em seu mundo interior há um Deus escondido que a todos cativa e contagia. Você, uma moldura de Sacerdote, feito para comunicar Paz, Harmonia, Esperanças, Sonhos e Realizações...”.

  Frei Reynaldo foi velado na Capela da Casa São Frei Pio. A missa de despedida foi realizada às 16 horas, e o sepultamento ocorreu no Memorial dos Capuchinhos, junto à matriz Imaculada Conceição, bairro Rio Branco, Caxias do Sul.  Rezemos pelo descanso de nosso irmão.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente