Falece o Frei José de Ribamar Pereira da Silva em Fortaleza - CE

Falece o Frei José de Ribamar Pereira da Silva em Fortaleza - CE

                                                                                          Frei José de Ribamar Pereira da Silva, OFMCap.

                                                                                                                         (1961 – 2023)

Nasceu em 09 de julho de 1961, na cidade de Tutóia, no Estado do Maranhão, filho de Valentim Pereira da Silva e Maria Joana Pinto da Silva. Fez os estudos do primeiro e segundo graus em Parnaíba-PI. Descobriu a vocação à vida franciscano capuchinha pelo contato que manteve com o trabalho do Frei Roberto Magalhães, em Parnaíba, e pela participação na Juventude Franciscana.

Ingressou no Postulado em 1984, em Parnaíba - PI e em 1985, fez o Noviciado em Guaramiranga - CE, professando os votos no dia 08 de janeiro de 1986, na Capela da Gruta, em Guaramiranga. Após a Profissão Simples, cursou a Filosofia em Teresina entre os anos 1986 e 1988. Em 08 de dezembro de 1988, fez a Profissão Solene na Ordem Capuchinha, em Guaramiranga.

De 1989 a 1992, cursou a Teologia em Fortaleza -CE, residindo no Seminário Seráfico de Messejana e no Convento do Sagrado Coração de Jesus. Recebeu a ordem do Diaconato em 15 de agosto de 1992 na Capela do Seminário Seráfico de Messejana, pelas mãos de Dom Frei Geraldo Nascimento. Fez o Estágio Diaconal em Juazeiro do Norte -CE, na Paróquia e Santuário São Francisco das Chagas.

Foi ordenado Sacerdote no dia 17 de setembro de 1993, na Igreja São Sebastião, em Parnaíba, por Dom Frei Adalberto Paulo da Silva. Durante a sua caminhada como frade capuchinho, exerceu diversas funções, como Assistente da OFS e JUFRA, Diretor dos Estudantes, Secretário Provincial, Guardião e Pároco ,entre outras. Em 2017 sofreu um infarto, ficando internado muitos dias em estado grave. Recuperado dessa enfermidade, porém com a saúde fragilizada por conta dos problemas cardíacos, ajudou nas fraternidades do Pirambu - Fortaleza - CE como Vigário Paroquial e da Cúria Provincial como auxiliar para as capelanias e, desde 2022, residia na Fraternidade do Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, como Confessor.

No dia 03 de maio de 2023 teve um AVC que o deixou em estado muito grave. Após alguns dias internado na UTI do Hospital Regional Unimed, fez a sua páscoa na manhã do dia 09 de maio, aos 61 anos de idade.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos do Ceará e Piauí
No items found.
Comente