

Familiares de Frei Salvador Pinzetta visitam Eremitério
No dia 20 de fevereiro, a caravana vinda de Concórdia e Xavantina, ambos os municípios de Santa Catarina, estiveram visitando o Eremitério Frei Salvador Pinzetta. Os peregrinos são familiares de frei Salvador e estavam em visita pela região. Antes ainda visitaram Casca/RS, local de nascimento de frei Salvador.
Frei Vandrigo Zacchi, que acompanhou os peregrinos relatou que: “ A visita foi muito boa, eles ficaram sabendo um pouco mais da história de frei Salvador e da história do Eremitério. Foi um bonito momento de oração, encontro, partilha de vida e integração. Ficamos muito alegres e contentes com a visita deles e convidamos a todos para conhecerem o Eremitério”.
Eremitério
A palavra EREMITÉRIO provém de "ermo", que significa “local afastado”. Na Igreja, utiliza-se este termo para designar locais afastados das cidades ou vilarejos, onde se é possível encontrar um ambiente que propicie o cultivo da meditação contemplativa e silenciosa. Assim é o Eremitério Frei Salvador Pinzetta em Flores da Cunha – RS.
É um local bonito, em cima de uma colina, repleto de árvores, onde – há tempos idos – os Freis Capuchinhos cultivavam legumes e hortaliças. O local recebe o nome de um Frei Capuchinho – Irmão Leigo – com fama de santidade que viveu muitos anos na cidade e seguidamente frequentava a pequena ermida de Nossa Senhora, ali presente, para rezar e também para trabalhar.
No tempo de Frei Salvador, já havia ali um pequeno altar de pedra com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Relata-se que o espaço foi idealizado e organizado por outro capuchinho, Frei Agostinho Bizotto, há mais de 70 anos. Frei Salvador Pinzetta admirava muito este local e seguidamente subia ao topo da colina para ficar por horas rezando e contemplando os mistérios da fé.
Quando Frei Salvador faleceu, logo foi dado início ao seu Processo de Beatificação, então a busca pelo Eremitério começou a crescer e várias melhorias começaram a ser realizadas no local. Foi construída uma escadaria com pedras para facilitar o acesso ao espaço. Anos mais tarde, com o desenrolar do Processo de Frei Salvador, foi erigida também uma pequena e bela capela, em Honra à Nossa Senhora de Fátima e foi aberta uma rua no entorno da colina, hoje há acesso também para veículos até o topo. É um espaço bonito que nos remete ao sagrado. Vale a pena conhecer!
Horários de missa
Todo 2º domingo e 4º domingo do mês às 16h são celebradas missas, com a presença de devotos (as) do Venerável Frei Salvador Pinzetta.
As missas são transmitidas ao vivo (em áudio e vídeo) por meio da Rádio Amizade 89.1 FM.
Localização
Rua Terezinha Mari Zorgi, 35, Flores da Cunha - RS, 95270-000
Mais informações podem ser encontradas no site: https://www.freisalvador.org.br/