Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José - 30/12/2022

Festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José - 30/12/2022

FESTADA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ – 30/12/2022

Família, Santuário da Vida, do Amor e da Paz

(Preparar: Imagem ou quadro da Sagrada Família (ou estátuas do presépio: Jesus, Maria, José) trazida, em procissão, por uma família. Glória: Calendário de 2022.)

ACOLHIDA

Animador: Com alegria nos reunimos em família para celebrar a festa da Sagrada Família de Nazaré, modelo e inspiração para todas as famílias de todos os tempos, um santuário de vida, de amor e de paz. Como família de Deus, queremos agradecer e oferecer ao Senhor este ano que termina, como graça e bênção do Céu. Iniciando a nossa celebração, acolhamos, com alegria e devoção a imagem da Sagrada Família trazida por uma família da comunidade, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: No final de mais um ano,avaliando como passamos o tempo que Deus nos concedeu, sobretudo o tempo da nossa vida em família, peçamos ao Senhor perdão das nossas falhas.

-O santuário da família é um espaço de vida. Pelas vezes que causamos sofrimentos, dificuldades e aborrecimentos, em nosso lar, Senhor, tende piedade de nós!

-O santuário da família é um espaço de amor. Pelas vezes que faltou o afeto, o respeito e a compreensão, em nosso lar, Cristo, tende piedade de nós!

-O santuário da família é um espaço da paz. Pelas vezes que faltou o entendimento, o diálogo e o perdão, em nosso lar, Senhor, tende piedade de nós!

 

GLÓRIA

Animador: Contemplando o calendário de 2022, com gratidão e reconhecimento, louvemos ao Senhor pelo tempo abençoado de vida, de amor e de paz, que aconteceu em nosso coração, em nossa família e no mundo, no ano que está terminando, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Eclo 3,3-7.14-17

Salmo Responsorial: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

Segunda Leitura: Cl 3,12-21

Evangelho: Mt 2,13-15.19-23

HOMILIA

- Deus assumiu nossa condição humana, nascendo numa família simples e pobre, na periferia das periferias do mundo. No ventre sagrado de Maria, Deus se fez humano, na carpintaria de José, Deus se fez operário. Junto ao povo, em Jesus, Deus se fez servo, amigo, irmão, Pai, Libertador e guia. De cada família ele quer fazer parte, e em cada coração quer ser Luz, Paz e Vida.  

- A Palavra de Deus lembra aos filhos o dever de honrarem pai e mãe, de socorrê-los e compadecer-se deles na velhice, ter piedade, respeito e dedicação para com eles; isto é cumprimento da vontade de Deus. São Paulo enumera as virtudes que devem reinar na família: sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportar-se, ser suporte uns para os outros com amor, perdoar-se mutuamente. Revestir-se de caridade e ser agradecidos. Se a família não estiver alicerçada no amor cristão, será muito difícil a sua perseverança em harmonia e unidade de corações. Quando esse amor existe, tudo se supera, tudo se aceita; mas, se falta esse amor mútuo, tudo se torna extremamente pesado.

- A Sagrada Família é proposta pela Igreja como modelo de todas as famílias cristãs: na casinha de Nazaré, Deus ocupa sempre o primeiro lugar e tudo Lhe está subordinado. Os lares cristãos, se imitarem a Sagrada Família de Nazaré, serão lares luminosos e alegres, porque cada membro da família se esforçará em primeiro lugar por aprimorar o seu relacionamento pessoal com o Senhor e, com espírito de doação e sacrifício, procurará ao mesmo tempo chegar a uma convivência cada dia mais amável com todos os da casa.

- A família é a forma básica e mais simples da sociedade. É a principal escola de todas as virtudes sociais. É a sementeira da vida social, pois é na família que se pratica a obediência, a preocupação pelos outros, o sentido de responsabilidade, a compreensão e a ajuda mútua, a coordenação amorosa entre os diversos modos de ser. Está comprovado que a saúde de uma sociedade se mede pela saúde das famílias. Esta é a razão pela qual as múltiplas formas de ataques diretos à família para tentar enfraquece-la, dividi-la, destruí-la, são ataques diretos à própria sociedade.
- Que Jesus, Mariae José abençoem e encorajem nossas famílias para que elas sejam fiéis à missão que Deus lhes confiou, sendo verdadeiras "Igrejas domésticas" a testemunhar para o mundo os valores do evangelho, a exemplo da família santa de Nazaré.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: A família é um espaço sagrado de amor e de paz. Peçamos as bênçãos divinas, suplicando (ou cantando): Abençoa,Senhor, as famílias, amém! Abençoa, Senhor, a minha também!”

1 – A Família Humana passa por momentos difíceis de entendimento, colaboração e paz. Para que reine mais justiça, diálogo, solidariedade, perdão, harmonia e empatia entre os povos, supliquemos (ou cantemos)

2 – As nossas famílias passam por momentos difíceis de crise, questionamentos e instabilidade. Para que reine mais compreensão, respeito, tolerância, luzes e esperanças, supliquemos (ou cantemos).

3 – Asnossas famílias precisam de maior preparação, responsabilidade e maturidade. Pelos jovens que buscam realizar seu sonho de formar um novo lar feliz eabençoado, supliquemos (ou cantemos).

4 – A nossa família paroquial precisa de mais participação, união e solidariedade, para realizar a sua vocação comunitária, supliquemos (ou cantemos).

5 – O tempo que o Ano Novo nos vai oferecer, precisa ser bem utilizado pelas famílias, vivendo no diálogo, no respeito e no convívio amoroso e terno, supliquemos (ou cantemos).

 

OFERTÓRIO

Animador: Em nossa oferta, coloquemos a vida das nossas famílias, vivida entre alegrias e sofrimentos, esperanças e desencantos, convivência e trabalho, como entrega de amor e redenção.

 

COMUNHÃO

Animador: Participando da Ceia Eucarística, louvemos e agradeçamos a Jesus o pão que nunca faltou em nossas mesas e o Pão da Vida que recebemos em nossas celebrações.

Autor:
No items found.
Comente