Fim de 2020 e início de 2021 são marcados por eventos importantes para a Província

Fim de 2020 e início de 2021 são marcados por eventos importantes para a Província

Os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 foram de grande importância na história da Província Capuchinha do Brasil Central. Diversos frades fizeram a renovação dos votos, outros fizeram a primeira profissão e houve ainda a celebração de uma Profissão Solene, quando é feita a consagração perpétua na Ordem para o “serviço de Deus, da Igreja e da humanidade”.

No dia 8 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande (MS), pela manhã, o Ministro Provincial, frei Clézio Menezes, acolheu a renovação dos votos de cinco pós-noviços. Os freis Filipe, Gabriel, Francisco Lima, Francisco Meneses e Kelvin reafirmaram mais uma vez o desejo de viverem os conselhos evangélicos na Ordem Seráfica.

Pós-noviços renovando a Profissão Religiosa

Ainda no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, o frei Francisco Dimas fez sua consagração definitiva, através dos votos religiosos. A celebração, com público reduzido em virtude das medidas restritivas de combate à pandemia, foi presidida pelo Ministro Provincial, concelebrada por diversos confrades e contou com a participação de Dom Frei Mariano, OFMConv que é bispo auxiliar de Campo Grande.

Frei Francisco Dimas em sua Profissão Perpétua

Noviços

No dia 6 de janeiro foi a vez do ingresso no Noviciado dos freis Jhorchua Henrique e Wellington Guimaraes. A celebração de início do ano canônico do Noviciado e vestição dos noviços aconteceu durante a oração das Laudes, conduzida por frei Pedro Cesário, Ministro Provincial dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina. Frei Clézio também esteve presente na celebração.

Frei Jhorchua, frei Clézio e frei Wellington após a celebração de início do Noviciado

O Noviciado acontece na cidade Joinville (SC) e trata-se de uma fraternidade internacional que acolhe os formandos, além do Brasil Central e Paraná e Santa Catarina, da Custódia do Paraguai e da Província do Rio de la Plata (Argentina).

Tendo iniciado um novo ano, os Noviços que estiveram lá no ano de 2020 retornaram ao Brasil Central a fim de dar continuidade à formação. Assim, os freis Matheus Henrique, Taynan Ferreira e Tulio Nunes fizeram a Primeira Profissão dos Votos Religiosos no dia 10 de janeiro, na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Hidrolândia (GO).

Frei Matheus, frei Taynan e frei Túlio no dia da Profissão Simples

A Fraternidade São Leopoldo Mandic de Hidrolândia é onde funciona a Casa de Pós-Noviciado para os formandos que cursam Filosofia.

Postulado

O mês de janeiro também marca o início da formação para os jovens que ingressam na casa do Postulado, em Águas Lindas de Goiás. No dia 25, os jovens Denilson e Pedro Diógenes foram acolhidos pelo Ministro Provincial como Postulantes, se juntando aos outros quatro que estão na formação desde o início de 2020.

Os jovens Denilson e Pedro Diógenes com o Ministro Provincial no dia do Ingresso Oficial na Casa do Postulado.

Autor:
Frei Rafael Batista de Paula, OFMCap
No items found.
Comente