

Franciscanos Capuchinhos do RS presentes na Schola Fratrum e no encontro JPIC
O mês de março foi marcado pela realização da Schola Fratrum, que reúne os formadores e equipes formativas dos Capuchinhos, e também pelo encontro de animadores do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação. Ambos os encontros foram em nível de Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB).
A Schola Fratrum e o Encontro de JPIC aconteceram ao mesmo tempo, sendo um espaço para refletir sobre a formação dos jovens que estão nas casas formativas. O documento estudado, analisado e debatido foi a Ratio Formationis, que é o documento da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos destinado a formação e que está sendo atualizado e implantado nas circunscrições do Brasil, por isso a Schola Fratrum foi um momento de partilhas e construções. Participaram deste encontro os freis Frei Charles Alphonse,Secretário Geral da Ordem para a Formação e Frei Jayme Rey vice-secretário, ambos residindo na Cúria Geral em Roma. Estiveram presentes também freis Evaldo Valdir de Freitas, mestre de noviços; frei Daison Fermino de Sá e frei Vandrigo Zacchi, mestres do pós-noviciado e frei Bruno Agostineto do Serviço de Animação Vocacional.
Para frei Daison A Schola Fratrum é um espaço para a formação dos formadores em nível de Conferência dos Capuchinhos do Brasil. E por isto se torna importante para caminhada dos capuchinhos em terras brasileiras. Além de ser um espaço de formação, é um momento para convivência fraterna e partilha de experiências formativas nas mais variadas regiões onde nos encontramos. Este ano a Schola Fratrum foi um momento especial, pois refletimos sobre o mais recente documento da Ordem dos frades capuchinhos, que é Ratio Formationis, documento sobre a formação dos frades e contamos com a presença de frades da Europa e também de outras conferências da América, o que enriqueceu o encontro. De fato, a formação dos frades é teórica e vivencial.Outro momento forte e marcante foi à presença do setor da JPIC e COMUNICAP, fortalecendo assim a caminhada e dando expressão de uma fraternidade real.
O encontro de animadores de JPIC aconteceu nos dias 19 e 20 de março em Piracicaba/SP e dos dias 21 a 25 junto com a Schola Fratrum em São Pedro/SP, e teve como objetivo reunir os animadores para realizarem uma partilha das ações que envolvem este projeto, bem como realizar o planejamento das atividades e como grande tarefa a missão de apontar sugestões e ideias no que tange os valores de JPIC e como eles podem ser acrescentados nos itinerários formativos. Depois de cada encontro para debater a etapa formativa as propostas eram apresentadas a Schola Fratrum. Este encontro contou com a presença do freiJoel de Jesus Secretário de JPIC para a Ordem. Participou deste encontro o pós-noviço frei Matheus Fernandes da Silva.
Ao analisar o encontro frei Matheus destaca que foi um momento muito importante e significativo, houve muitas partilhas das atividades de JPIC que aconteceram em todo Brasil, e isso nos deixa feliz porque é o nosso modo de ser e viver. O serviço JPIC é parte da nossa espiritualidade, e parte de nosso DNA de Capuchinhos, sendo um estilo de vida e missão, são valores que nos fazem estar presentes junto com o povo, sendo o jeito franciscano-capuchinho. Digo também que foi um momento significativo estar junto com a Schola Fratrum, estudar a Ratio Formationis e podermos indicar sugestões e ideias para as etapas da nossa formação. Com certeza uma experiência marcante que nos convida a cada dia praticar os valores de JPIC.
Ao final do encontro foi escolhida a Coordenação da Schola Fratrum ficando assim constituída: frei Adriano (Prov. RJ e ES), frei Alexandre(Prov. CE-PI), frei Klenner (Prov. Brasil Central) e frei Daison (Prov. RS).