Franciscanos Capuchinhos realizam Assembleia Pré-capitular

Franciscanos Capuchinhos realizam Assembleia Pré-capitular

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Vila Flores aconteceu a Assembleia Pré-capitular dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul com a presença de mais de cem frades vindos de todas as fraternidades capuchinhas do RS.

A assembleia marca o início do Ano Capitular tendo em vista a realização do Capítulo Provincial, que é o momento em que são avaliados os últimos três anos e projetados os próximos três, ou seja, é o momento de avaliação e planejamento. O Capítulo Provincial deste ano acontecerá no final de agosto.

O encontro teve como tema: “Fratelli Tutti; identidade, pertença e missão”, foi coordenado e conduzido pelo Governo Provincial e iniciou com um momento de espiritualidade conduzido pelo secretariado de pastoral  com a temática da sinodalidade. Trazendo presente elementos do carisma franciscano-capuchinho em preparação ao oitavo centenário da Páscoa de São Francisco, que neste ano convida a olhar para os 800 anos da Regra Bulada e o presépio de Greccio; em 2024 o Cântico das Criaturas; em 2025 os Estigmas de São Francisco e em 2026 os 800 anos de sua Páscoa.

Logo após, aconteceram os relatos de todas as fraternidades e como cada uma está vivendo a fraternidade, a minoridade, a missão, a espiritualidade e a justiça, paz e integridade da criação, que são elementos do carisma franciscano-capuchinho, bem como os desafios para cada uma dessas temáticas. Ao final das partilhas foram apresentados comentários e desafios acerca das partilhas, sendo um subsídio para os diálogos que aconteceram mais adiante.

Mais tarde os frades foram divididos em grupos onde foram convidados a refletirem sobre os indicadores para a caminhada provincial a partir de quatro temas: Missão, formação, estruturas e colaboração. Cada grupo refletiu e apontou quais compromissos e projetos são fundamentais e necessários para o planejamento da província e também sugestões para o Capítulo Provincial. Na sequência aconteceu a plenária onde cada grupo apresentou as ideias e o que foi debatido. O encerramento do primeiro dia se deu com missa junto a Paróquia Santo Antônio, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon, OFMCap, que agradeceu por poder estar presente neste momento reafirmando a missão dos Capuchinhos.

Já na terça feira de manhã, a assembleia iniciou com a oração inicial coordenada pelo Secretariado da formação inicial sobre a temática dos 800 anos da Regra Bulada, buscando ser um momento de retorno às fontes cristalinas, às instituições originais e fundamentais da mística de São Francisco para poder dar respostas adequadas aos desafios da época e as realidades nas quais o Senhor conduz para a missão.

Logo após aconteceu a partilha do ano Jubilar, onde foram apresentados os relatórios e atividades realizadas por ocasião dos 125 anos de presença e missão no RS e os 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus. Outro assunto trabalhado foi referente às mídias sociais.

Na manhã de terça feira foi eleita à equipe pré-capitular que coordena junto com o Governo Provincial a organização do Capítulo Provincial, foram eleitos os freis: Daison Fermino de Sá; Álvaro Mores, Doraci Tartari, Laércio Duminelli da Luz e Vandrigo Zacchi.

Para finalizar a Assembleia pré-capitular, às 10h15min, na Igreja Matriz de Vila Flores aconteceu a Celebração de Profissão Perpétua dos freis Cleiton Cruz de Oliveira e Rodrigo Antunes de Lima que foram acolhidos definitivamente na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Eles escolheram como lema aquilo que está nas Constituições da Ordem: “A vida fraterna é fruto e sinal da força transformadora do Evangelho” (13,4). A missa foi presidida pelo Ministro Provincial frei Nilmar Carlos Gatto.

A partir de agora, os freis retornam as fraternidades e iniciarão a elaboração e discussão de projetos que serão apresentados no Capítulo Provincial para o planejamento dos próximos anos da Província Sagrado Coração de Jesus. Cada fraternidade, secretariado orientados pela equipe pré-capitular e o atual conselho provincial, fará a elaboração de projetos, que depois de aprovados passarão a conduzir a forma de atuação dos Franciscanos Capuchinhos do RS no próximo triênio.

Estava presente na Assembleia frei Gilberto Bedin, Custódio Provincial da Custódia Brasil Oeste (MT/RO).

A Assembleia também foi um bonito momento de encontro e reencontro de frades, aconteceram momentos de integração e muita partilha de vida e missão. A vida fraterna é muito bonita e esses encontros possibilitam a recordação de muitas histórias na caminhada dos Capuchinhos no RS.

 

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente