Franciscanos Capuchinhos do RS recebem homenagem em Garibaldi

Franciscanos Capuchinhos do RS recebem homenagem em Garibaldi

No dia 27 de dezembro, na Pousada dos Frades em Garibaldi/RS aconteceu a solenidade de descerramento de placa em homenagem aos 125 anos da presença e missão dos Franciscanos Capuchinhos no RS e 80 anos da Província Sagrado Coração de Jesus.

A homenagem foi realizada pelo Poder Público de Garibaldi. O ato foi acompanhado pelo frei Aldo Colombo, Guardião da Fraternidade e Vigário paroquial; frei Jadir Segala Pároco da Paróquia São Pedro; frei Lauvir José Secco, frei Clemente Dotti e  frei Honorato Simionatto. Presentes ainda na cerimônia o prefeito de Garibaldi Sérgio Chesini, o Vice-Prefeito Valério Mayer, o Presidente da Câmara de Vereadores, José Bortolini, o Juiz de Direito, Dr. Antônio Pereira Rosa, e a Secretária Beatriz Arregui Sopelsa, representando a Secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, ainda pessoas da comunidade e entidades locais.

 Inicialmente foi lido o histórico dos Franciscanos Capuchinhos relatando a chegada em Garibaldi no dia 16 de janeiro de 1895. Destacaram ainda as contribuições que a presença dos Capuchinhos trouxe para a cidade, sempre regidos pela fé e espiritualidade.

Em sua manifestação o prefeito Sérgio Chesini disse: “ É com muita alegria que hoje podemos nos reunir aqui em frente ao que então deu o nome do convento de São Francisco aqui em Garibaldi, hoje Pousada dos Frades, para deixarmos registrado na história e na memória a placa em homenagem aos 125 anos da missão capuchinha. Missão que começou em 1896 e desde lá a cidade começou a mudar, a crescer, e acima de tudo caminhar junto com a nossa sociedade na construção dessa linda cidade e dessa sociedade fraterna, cristã, cooperativa e solidária. Garibaldi deve muito aos freis Capuchinhos, e às demais congregações que junto com os imigrantes não mediram esforços para transformar a cidade nessa beleza. Foi com muito sacrifício, com muita fé, religiosidade e participação ativa de todas as congregações. Hoje destacamos os freis capuchinhos que na missão de São Francisco trouxeram para nós: fé, conforto, esperança, força para que a gente continue a nossa caminhada”. Por fim agradeceu o tempo de presença do frei Jadir em Garibaldi e que agora assume a Paróquia de Flores da Cunha, destacando a bela missão desenvolvida na cidade e que marca a vida da comunidade.

Frei Aldo Colombo em sua mensagem disse: “ São Francisco saudava a todos com a expressão paz e bem! As grandes amizades entre as pessoas, e isso vale para a amizade entre as instituições, quase sempre nascem por acaso e não é por acaso que permanecem. Em 18 de janeiro de 1896 no meio da tarde chegava então ao povoado de Conde D'Eu, atual Garibaldi duas figuras estranhas e sem qualquer convite, eram dois filhos de São Francisco, frei Bruno de Gillonnay e frei Leon de Montsapey. O povoado contava com menos de 1000 habitantes espalhados em uma área de 10 km. Foi amor à primeira vista, logo os habitantes referiam-se aos Capuchinhos, como os nossos frades”. Destacou ainda que: “ Eram Capuchinhos franceses sem raízes em nossa cultura, mas a visão profética de frei Bruno assumiu a missão com dois enfoques: educação e agricultura, e fez do Jornal Correio Riograndense o primeiro púlpito, a primeira escola. Passados 126 anos lembramos essa epopeia. Por isso é importante conhecer a história para continuá-la. Possivelmente o símbolo maior de nossa presença em Garibaldi é a magnífica Igreja Matriz São Pedro, inaugurada em 1924 e a última obra de frei Bruno, que nos deixou um atestado eloquente da nossa presença”. Frei Aldo ainda agradeceu a homenagem e pela centenária parceria entre a comunidade civil e a comunidade eclesial unindo a fé e a vida.

Por fim, frei Jadir saudou os presentes e em nome da Paróquia disse: “ Obrigado pelo carinho e pela atenção, mas acima de tudo obrigado pela parceria que nós tivemos”. Disse emocionado que estava feliz pela missão realizada em Garibaldi e que era preciso seguir o chamado da mãe Igreja, pois assim é a vida capuchinha. Disse que rezaria por cada um e pediu orações.  Concluiu dizendo “Por isso em nome dos Franciscanos Capuchinhos agradecemos essa homenagem, porque aqui tem a história de muitos freis, que marcaram a vida de cada um de vocês e que fazem parte da história de Garibaldi”.

A solenidade encerrou com a bênção para a comunidade Garibaldi realizada pelo frei Jadir, que recordou os freis do passado, do presente e em especial o Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do  RS frei Nilmar Carlos Gatto que orienta e conduz a Província. Ao final foi realizada a foto oficial.

 

Fotos: Bruno Milan/ Prefeitura de Garibaldi 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente