

Franciscanos Capuchinhos realizam Encontro de Formação Permanente e Assembleia de metade do triênio
Nos dias 24 e 25 de março, em Garibaldi/RS, e nos dias 31 de março e 1º de abril, em Porto Alegre/RS, a Província Sagrado Coração de Jesus, dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, promoveu dois importantes encontros voltados à Formação Permanente e à Assembleia de Metade do Triênio (2023/2026). Esses momentos foram marcados pela partilha de experiências e reflexão sobre os projetos em andamento.
A Formação Permanente é um elemento essencial da vida fraterna. Como destaca a tradição da Ordem, devemos estar em constante renovação pessoal e comunitária, baseadas no Evangelho. A caminhada formativa do frade não se encerra, pelo contrário, ela se fortalece sempre mais através do estudo, trocas de experiências e aprofundamento da missão.
A Ordem entende que todo frade estará sempre em formação, seja por meio de leituras e pesquisas, seja pela formação acadêmica e participação em encontros formativos promovidos pela Igreja. Com base nessa perspectiva, os encontros realizados foram espaços de aprendizado e aprofundamento dos compromissos pastorais e fraternos.
Junta-se a isso a Assembleia de Metade do Triênio, que neste ano teve um papel central nos encontros, permitindo a análise e avaliação das ações da Província feitas até aqui. Os frades refletiram sobre os desafios enfrentados e renovaram o compromisso com a caminhada comunitária e missionária.
Ao fim dos eventos, ficou evidente que a busca por formação contínua é um compromisso essencial para todos os frades, assegurando que o carisma da Província siga vivo e atuante na Igreja e na sociedade.