Frei Benigno é sepultado em Belo Horizonte

Frei Benigno é sepultado em Belo Horizonte

Foi sepultado no último domingo, dia 14 de abril de 2024, na Capela Mortuária do Cemitério da Saudade, o corpo de Frei José Rodrigues de Ávila (Frei Benigno). Seu falecimento ocorreu na manhã do dia 13 de abril, em sua cela no Convento da Pompeia.

Natural de Belo Horizonte, desde criança tinha um contato muito próximo a virgem da Pompeia, e sua vida foi marcada pela devoção a Nossa Senhora da Pompeia que com orgulho afirmava. Nascido aos 6 de outubro de 1937, filho dos paroquianos da Pompeia, José Alves Rodrigues e Maria José Alves Rodrigues. Ingressou no noviciado em Belo Horizonte em 8 de dezembro de 1954. Fez sua Primeira Profissão religiosa em 11 de dezembro de 1955 e Profissão Solene em 15 de fevereiro de 1959. Foi ordenado sacerdote pelo então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte  Dom João Resende Costa, na Igreja Matriz da Pompeia em 29 de junho de1962, ao lado de seu irmão, o também padre Monsenhor Expedito Rodrigues de Ávila, do Clero Diocesano e sua irmã Ione, Irmã Paulina.

Ao longo de sua vida religiosa, Frei Benigno serviu em diversas fraternidades do interior de Minas Gerais, sempre com o mesmo zelo e dedicação. Em Carmo do Paranaíba (1964), Frutal (1965-1971) e Uberaba(1972-1978), onde atuou como cooperador, pároco e superior, deixando uma marca profunda em cada lugar por onde passou. Em 1978, retorna a Belo Horizonte, onde serviu como pároco até 1983.

Frei Benigno, era colega de turma de Frei Leal Antônio, atualmente residente da Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. Durante o momento final da missa de corpo presente, Frei Leal recordava com carinho os momentos marcantes que os dois passaram juntos: seu noviciado em Belo Horizonte, a vida em Fraternidade, o atendimento aos pobres, a prontidão em servir a comunidade.

Os frades também recordaram com carinho que, durante algum tempo, Frei Benigno residiu com o Servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò em Frutal - MG. Sua partida deixa um vazio em nossos corações, mas sua memória será para sempre guardada com carinho e gratidão. Frei Benigno foi um exemplo de fé, amor e compaixão, dedicando sua vida ao serviço de Deus e ao próximo, sempre com um sorriso no rosto e uma palavra de conforto para aqueles que precisavam.

Seu corpo foi velado na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia entre as 10h e as 15h deste domingo, dia 14 de abril. Após a missa, seguiu-se o cortejo até a capela do Cemitério da Saudade, onde foi sepultado.

Rezemos por esse irmão que tanto se dedicou à Província, à Igreja e ao povo para que, tendo participado da morte de Cristo, pelo Batismo, participe igualmente da sua ressurreição (cf. Oração Eucaristia III).

A todos os que se fizeram solidários nesse momento dedespedida, nossos sinceros agradecimentos e orações.

 

Paz e Bem!

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Minas Gerais
No items found.
Comente