.avif)

Frei Joel de Jesus visitou a Província do RS
Nas primeiras semanas de abril, esteve visitando a Província do RS frei Joel de Jesus (Filipinas), Diretor do Departamento internacional de JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação), com sede na Cúria Geral em Roma. As visitas consistiam em mostrar algumas experiências e trabalhos sociais desenvolvidos pela Província, em especial no que tange o JPIC.
Em Porto Alegre/RS foi recebido na ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, onde dialogou com os professores e alunos, depois conheceu a Pousada Convento São Lourenço e a Paróquia Santo Antônio, onde lhe foi mostrada as ações sociais desenvolvidas na paróquia e também visitou a Casa Fonte Colombo, conhecendo todo trabalho que é desenvolvido pelo Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva e o trabalho social desenvolvido.
Em Bagé/RS visitou a fraternidade Imaculada Conceição e depois se deslocou à Comunidade Padre Josimo e ao Assentamento Conquista da Fronteira em Hulha Negra/RS onde são desenvolvidas atividades sociais e pastorais, experiências de agroecologia, o projeto que busca estimular a prática da medicina fitoterápica e natural, a publicação de livros, receitas e remédios caseiros, e o banco de sementes crioulas que tem por objetivo incentivar a preservação e a multiplicação das sementes crioulas e nativas.
Em Caxias do Sul/RS, frei Joel conheceu o Escritório Corporativo, a Gráfica e Editora São Miguel que possui certificação do Selo Verde, sobre a questão ambiental em relação ao papel utilizado. Esteve ainda na Cúria Provincial, na Tua Rádio São Francisco, na Casa de Saúde dos freis, no Museu e na LEFAN onde é desenvolvido o Projeto Jovem Aprendiz que trabalha com jovens em preparação ao primeiro emprego.
Para o frei Luiz Carlos Lunardi, Coordenador da Casa Fonte Colombo e que acompanhou frei Joel, a visita: “Foi uma presença fraterna. Ele tinha curiosidade, interesse em conseguir entender, compreender, vivenciar um pouco do trabalho de JPIC na Província. Ficou impressionado e agradecido por poder olhar as experiências que a Província tem e o compromisso junto com esta população que se atua. Uma pessoa próxima, demonstrou estar perto das pessoas que mais sofrem. Sendo o responsável pelo JPIC da Ordem, pode-se ver que tem atenção especial ao setor, foi provocativo no sentido de encorajar, mostrar o quanto é importante esta ação para a Ordem, quanto é importante a atuação como Franciscanos Capuchinhos nas ações sociais. Sempre reforçando a importância que a Província tenha uma boa contribuição na ação social. E as iniciativas são importantes porque mostram o compromisso que vai levando a frente. Ficou contente e agradeceu pela oportunidade. Sempre muito motivador para que os frades possam estar sempre abertos às atividades junto aos mais sofridos e empobrecidos. Sentimos a presença da Ordem e o interesse de conhecer as ações, levando as experiências para os outros locais e deixando o encorajamento e o incentivo que a Província se insira cada vez mais na ação social e na proximidade com os pobres”.
Após as visitas frei Joel embarcou para a Polônia, para visitar a Província que apoia os frades que atuam hoje na Ucrânia.