Frei Mateus Venâncio foi ordenado presbítero em Niquelândia (GO)

Frei Mateus Venâncio foi ordenado presbítero em Niquelândia (GO)

“A exemplo de São Francisco, que foi homem católico e todo apostólico, prestemos fiel obediência ao Espírito de Cristo que vive e opera na Igreja.” (Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos 11, 1)

Aconteceu no dia sete de janeiro de 2023, na Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Abadia, em Niquelândia (GO), a Ordenação Presbiteral de Frei Mateus Venâncio Lopes, OFMCap. A celebração foi presidida por Dom Frei Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar de São Paulo e concelebrada por Dom Francisco Agamenilton, Bispo Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

Além destes, se juntaram ao presbitério o Ministro Provincial, Frei Clézio Menezes e todo o seu conselho, bem como diversos frades e outros presbíteros e religiosos vindos de diversos lugares.

Durante a homilia, Dom Frei Carlos destacou alguns aspectos importantes do presbiterato como uma cooperação do ministério apostólico e a necessidade de cultivar a fidelidade à Igreja de Cristo. O presidente da celebração ainda destacou que é indispensável cultivar sempre a disponibilidade pastoral para atender aos fiéis leigos que recorrem aos sacramentos e outros atendimentos.

Ao fim da celebração, Frei Mateus, agora presbítero, fez os devidos agradecimentos, manifestando, entre outras coisas, sua devoção à Virgem d’Abadia.

A Primeira Missa de Frei Mateus foi realizada na mesma Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Abadia no domingo, dia 8 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor.

Biografia

Nascido no dia primeiro de agosto de 1993 em Goianésia (GO), Frei Mateus é filho de David Ribeiro de Souza e Marlene Lopes da Cunha (in memoriam). Fez sua Profissão Temporária no dia quatro de outubro de 2014 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Paróquia Santo Antônio, em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO).

Tendo cursado Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), foi enviado ao tirocínio na Custódia do Amazonas-Roraima. Retornando da missão volta à Campo Grande onde dá início ao curso de Teologia na mesma UCDB.

A Profissão Perpétua foi realizada no dia seis de abril de 2019 no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Brasília (DF). Em 12 de fevereiro de 2022 foi ordenado Diácono na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande.

Veja outras fotos da ordenação clicando aqui

Autor:
Frei Rafael Batista de Paula, OFMCap
No items found.
Comente