Freis Capuchinhos promovem plantio de árvores como gesto de cuidado com a criação

Freis Capuchinhos promovem plantio de árvores como gesto de cuidado com a criação

Durante o mês de abril, os Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul realizaram encontros em todas as fraternidades da Província, com a presença do Governo Provincial. As reuniões, que ocorrem periodicamente, têm como objetivo avaliar o caminhar das fraternidades e tratar de assuntos da Província.

Neste ano, os encontros ganharam um significado ainda mais especial. Em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, que propõe uma reflexão sobre a Ecologia Integral, os freis realizaram o plantio simbólico de árvores em cada fraternidade.

A iniciativa foi proposta como um gesto concreto do compromisso franciscano com a Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), dimensão essencial da espiritualidade franciscana. O plantio de árvores simboliza o cuidado com a vida e com a “casa comum”, conforme propõe o Evangelho e a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Além do plantio, ao longo do ano serão promovidas outras ações ecológicas nas fraternidades e paróquias. Essas atividades buscarão integrar as diversas frentes de atuação dos freis na Província, envolvendo lideranças e organizações sociais comprometidas com a temática ambiental.

Como franciscanos, queremos oferecer nossa contribuição aos grandes desafios do tempo presente. Cuidar da criação é parte do nosso testemunho evangélico.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente