Freis de Mato Grosso e Rondônia promovem Retiro Vocacional com jovens da região

Freis de Mato Grosso e Rondônia promovem Retiro Vocacional com jovens da região

Nos dias 13, 14 e 15, cinco jovens vivenciaram em Cuiabá-MT o Retiro Vocacional.

Aconteceu entre os dias 13, 14 e 15 de novembro, em Cuiabá-MT o Retiro Vocacional na modalidade presencial na Casa de Formação São Francisco de Assis.

O retiro teve assessoria do Frei Hélio Aparecido, Vigário Custodial e responsável vocacional, e foi guiado pelos pós-noviços Frei Ericles e Frei Alisson.

Participaram do encontro cinco jovens vocacionados sendo eles:
- Vinicius Reis, atualmente na etapa do aspirantado, morando em Vilhena-RO
- Julierson Pires, de Espigão D'Oeste-RO
- Vinicius Barbosa, de Várzea Grande-MT
- Fabrício da Silva, de Várzea Grande-MT
- Diogo Franco, de Várzea Grande-MT

Organizado em três temáticas, o retiro abordou a "escolha" e "chamado" de Deus à Vocação e a "decisão" como resposta dos jovens ao chamado do Senhor.  Teve também momentos de dinâmicas, esportes e convivência fraterna com os frades.

No sábado a tarde, 13, Frei Gilberto Bedin, custódio, deu abertura ao encontro e acolheu os jovens participantes. Foram aplicadas dinâmicas de integração e apresentação. Pela noite o vocacionados viveram o "Caminho de Francisco" no qual ao longo de cinco paradas, com o auxilio dos pós-noviços, foi contada alguns momentos da história do Santo de Assis:
- 1º A Visão em Spoleto
- 2º O beijo no leproso
- 3º O Crucifixo de São Damião
- 4º Despojamento
- 5º A chegada dos irmãos

No dia 14, domingo de manhã, foi momento dos jovens refletirem sobre a Escolha e o Chamado de Deus, auxiliado pela o Frei Hélio Aparecido, e pela tarde, com o Frei Alisson e Frei Ericles, puderam discernir melhor sobre uma Decisão consciente ao Chamado do Senhor.

O Retiro teve sua conclusão na segunda, 15 pela manhã, com o filme "Clara e Francisco" após o café da manhã, e logo depois a Santa Missa com a presidência do Ministro Custodial Frei Gilberto Bedin, e participação dos demais frades locais.

Neste ano os encontros vocacionais tem acontecido de forma online devido a pandemia, sempre no terceiro domingo de cada mês. E você jovem? Já pensou em ser Frei Capuchinho? Entre em contato conosco!

Atreva-se, paz e bem!

Clique aqui para mais fotos.

Autor:
Frei Ericles Silva Lopes, OFMCap
No items found.
Comente