

Freis são homenageados pelo Poder Legislativo Municipal
Nos meses de fevereiro e março de 2023, os freis Álvaro José Bordignon e Antônio Pilatti foram homenageados pelos Poderes Legislativo de Marau e Fontoura Xavier, respectivamente.
No dia 27 de fevereiro na Câmara de Vereadores de Marau, aconteceu a entrega da Outorga Migrante Grande Empreendedor ao frei Álvaro Bordignon que atualmente é Pároco na Paróquia São Judas Tadeu em Porto Alegre. A Comenda tem o objetivo de homenagear pessoas nascidas em Marau e que se destacam em suas atividades. Frei Álvaro nasceu dia 13 de outubro de 1958 em Marau/RS , filho de Severino Bordignon e Leonilda Magrin Bordignon. Na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos fez a sua Profissão Religiosa em 27 de janeiro de 1985 em Marau, também na mesma cidade realizou no dia 09 de abril de 1988 a Ordenação Presbiteral.
Em seu pronunciamento, frei Álvaro disse: “ É um momento para mim também olhar para o passado com gratidão e recordar o momento tão importante da minha vida quando decidi ser um frei capuchinho. Olhar para essa cidade e dizer assim muito obrigado Marau, muito obrigado. Ao mesmo tempo dizer aos freis Capuchinhos também gratidão, porque foi aqui em Marau, os freis capuchinhos de Marau que me acolheram. E eu fui acolhido de uma forma tão bonita. Mais uma vez, esse é o momento para mim de muita graça, de muitas bênçãos e de muita gratidão. Com certeza os homenageados fizeram esse mesmo momento de gratidão. Mas eu quero dizer mais uma vez: obrigado Marau”.
Já no dia 20 de março foi a vez do frei Antônio Pilatti ser homenageado pela Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier com o Título de Cidadão Fontourense. A iniciativa se deu a partir de sua dedicação e trabalho junto à comunidade. Frei Antônio nasceu dia 05 de fevereiro de 1953 em Nova Pádua/RS filho de Laurindo Pilatti e Regina Klós Pilatti realizou a Profissão Religiosa no dia 30 de janeiro de 1977 em Marau e a Ordenação Presbiteral dia 17 de janeiro de 1982 em Nova Pádua, atualmente frei Antônio é vigário Paroquial em Barros Cassal.
Em sua manifestação frei Antônio disse: “ Meu coração é grato a este povo onde convivi, diariamente, por 14 anos. Me sinto fontourense de coração e agora por lei, cidadão fontourense. Nestes quatorze anos como pároco da Igreja Santa Terezinha vivi intensamente as 35 comunidades que compõem a Paróquia, comunidades estas visitadas mensalmente, ano após ano. Sentirei saudades, mas sei que deixei amigos e irmãos na fé para a vida toda”.
Demos graças a Deus pela bonita missão e dedicação dos freis em suas atividades missionárias.
Fotos: Câmara de Vereadores de Marau e Tua Rádio Cristal