Grande dia de Bênçãos em Curitiba

Grande dia de Bênçãos em Curitiba

Dia 08/01 na Avenida Manoel Ribas 966, os Franciscanos Capuchinhos estarão realizando a tradicional bênção, para veículos e pessoas.
Acontecerá das 6:00 até as 21:00 horas.
Haverá confissões na Igreja, e missa nos seguintes horários: 6:30; 8:30; 15:00; 19:00
Não esqueça:
- Venha de máscara, e traga seu álcool em gel;
- Não é necessário sair do seu veículo;
- A contribuição não é obrigatória.

Bênção em Curitiba

 

O povo curitibano está habituado, na primeira sexta-feira do ano, a dirigir-se à Igreja Nossa Senhora das Mercês para receber bênção especial dos Capuchinhos ao seu veículo e também à sua família. Tanto os Frades quanto os voluntários se organizam com antecedência para atender da melhor maneira possível o povo que acorre até esse local.  

Por que buscamos a bênção? Certamente aprendemos de nossos pais e educadores a evocar a proteção divina em momentos importantes de nossa vida e também sobre nós, sobre nosso trabalho e nossos bens. Quando devemos tomar uma decisão ou dar um passo importante na vida, invocamos Deus, pedindo a sua bênção. Somos criaturas e, por mais capacitados que somos, nos sentimos limitados e necessitados da proteção divina. Assim nos ensinaram nossos pais e assim nos sentimos com a própria experiência da vida.  

Desde quando as pessoas sentiram esta necessidade especial em suas vidas? Se retomarmos a história, constataremos que os povos antigos evocavam seus deuses para se protegerem nos momentos de insegurança ou de incerteza. Tomando nossa Bíblia, constataremos que desde o início, a fonte e origem de toda bênção é Deus, bendito acima de tudo, o Deus de bondade, que fez todas as coisas para cobrir de bênçãos as suas criaturas e que sempre as abençoou, mesmo depois do seu primeiro pecado, exercendo a sua misericórdia.

Deus, de quem toda a bênção se origina, já naquele tempo concedeu ao ser humano, especialmente patriarcas, reis, sacerdotes, levitas, pais, que bendissessem seu nome com louvores e em seu nome cumulassem de bênçãos divinas as outras pessoas e as coisas criadas.  

Pedir bênção para uma casa, um veículo, um doente, alguém que viaja, que vai assumir um trabalho, ou uma nova etapa da vida... é exprimir a nossa fé na presença amorosa de Deus e no seu poder. Com isso estamos demonstrando que acreditamos em Deus que é Pai e acompanha com interesse e amor a vida de seus filhos. Acreditamos que, pela ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, o Espírito de Deus vem transformar o coração do homem e, através dele, de todas as realidades.

No entanto, ao pedirmos a bênção, não podemos aguardar como um a solução “automática” de nossos problemas, uma proteção quase que mágica, sem a nossa participação, o nosso esforço. Será necessário lembrar que Deus age no mundo também através de nós. Ao pedirmos uma bênção devemos nos colocar à disposição de Deus, prontos para ajudá-lo a realizar aquilo que se está pedido, dispostos para usar todas as coisas unicamente para o bem.

Na verdade, Deus dá sua bênção a nós, comunicando ou anunciando sua bondade. Nós bendizemos a Deus elevando louvores, dando graças, prestando o culto de piedade e obediência e abençoando outras pessoas, invocando o auxílio divino sobre cada um ou sobre o grupo reunido.

Sem dúvida, as bênçãos, como atos de bendizer, referem-se antes de tudo e, sobretudo a Deus, cuja grandeza e bondade exaltam. No entanto, porque comunicam benefícios divinos, elas visam às pessoas, que Deus governa e protege com providência.  

Lembramos que as bênçãos não devem ser recebidas de forma supersticiosa: elas programam positivamente nossa mente para que tudo ocorra bem durante o ano. Somente a pessoa é que, na verdade, é abençoada, programada e comprometida em viver melhor a aliança com Deus, respeitando as leis da natureza.

 

Fr. Juarez De Bona

Autor:
Frei Kleber Moresco
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.