Instalação do Noviciado Capuchinho em Vacaria

Instalação do Noviciado Capuchinho em Vacaria

No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Vacaria/RS  aconteceu a instalação e o início do Ano Canônico do Noviciado dos Franciscanos Capuchinhos do RS. Coube ao frei Volmir Luis Warken, Conselheiro Provincial e Guardião da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima realizar a apresentação dos freis presentes.

A Missa de abertura foi presidida por frei Evaldo Valdir de Freitas, Vigário Provincial e Mestre do Noviciado e contou com a presença de frei Bruno Agostineto Animador Vocacional e que será o Vice-Mestre do noviciado; Dom frei Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria; Conselheiros Provinciais; os formandos capuchinhos; religiosos e religiosas e a comunidade de Vacaria.

Neste ano, seis jovens, dispostos a realizar uma experiência de vida mais intensa de fraternidade, oração e missão, seguindo a Palavra de Deus que inspirou São Francisco e servindo aos irmãos na minoridade, ingressaram no Noviciado. São eles:

Província do RS: frei Arnaldo Zarzuela, frei Mathias Michelotti Loureiro e frei Miguel Accadroli

Delegação Provincial do Haiti: frei Chistopher Clerveau Bill Waren, frei Damas Polinis e frei Jefte César.

O noviciado

O ponto alto da formação inicial é o período chamado de noviciado que tem a duração de um ano. Este é o tempo em que se proporciona aos vocacionados uma iniciação mais intensa com possibilidade de uma experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais de seguimento de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado numa vida de fraternidade vivida na minoridade, como irmãos, a serviço uns dos outros e dos mais necessitados. Este período já exige do vocacionado uma opção livre e madura pela vida religiosa consagrada. É um período de formação mais intensa e tem o objetivo de fazer que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade. Ou seja, é um tempo intenso de conhecimento da vida franciscana, de vivência em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

 

 Mensagem do Vigário Provincial e Mestre do Noviciado

Em sua homilia frei Evaldo destacou que é “Um momento especial da caminhada da Província, da fraternidade e da comunidade local. Saudou os presentes. Trouxe a saudação e abraço do Ministro Provincial frei Nilmar Gatto que estava unido em oração. A nossa presença e missão nessas terras passa dos 120 anos, é uma bonita história construída aqui. Dom Orlando sabe muito bem a história, desde os primeiros franceses que chegaram e se estabeleceram, depois a Paróquia, os missionários e tantas outras formas e ações dos capuchinhos aqui presentes. Mas hoje é um dia histórico para a Província e a Fraternidade nesta data tão bonita para toda Igreja que é a Solenidade de da Imaculada Conceição.

Estamos instalando o Noviciado capuchinho nesta cidade. E para trazer o noviciado para cá tivemos que fazer a consulta e ter a autorização do Ministro Geral de Roma frei Roberto Genuin e também do bispo Diocesano Dom Sílvio Dutra, por isso este ato e dia são importantes. Vários motivos nos levaram a escolher aqui, historicamente sempre fomos bem acolhidos nesta terra, sabemos que temos marcas bonitas. O povo gosta da nossa presença capuchinha, da nossa missão, sempre apoiou nosso trabalho, também aqui a casa de formação tem uma estrutura adequada para o ano do noviciado que é uma etapa própria da formação e a fraternidade local muito aberta e acolhedora para caminhar com esses jovens que irão fazer essa experiência formativa. A realidade, a cultura local e a pastoral trazem desafios dos quais também podemos com a nossa presença dar uma singela colaboração, mas certamente também vamos aprender muito, será uma escola de aprendizado para os freis noviços, contando sempre com a oração e ambiente favorável para esse cultivo vocacional".

Explicou também para a comunidade o que é a etapa do Noviciado dizendo que é uma etapa prevista no direito canônico da Igreja católica e é obrigatório para todos os religiosos e religiosas, então são no mínimo 365 dias, por isso ingressam hoje dia 8 e no dia 8 de dezembro do ano que vem realizam a Profissão Religiosa. "É um período para conhecer a forma dos freis viverem para tomar uma decisão. No dia a dia os noviços vão trabalhando várias dimensões de sua vida, dentre as quais muito importante o cultivo da vida espiritual com missa diária, mais os quatro momentos de oração comum, oração pessoal, semanas de retiro, dias de silêncio, leitura diária da Palavra de Deus, momentos marianos, momentos de Adoração ao Santíssimo, rezando pela nossa caminhada e pela comunidade.  Na vida fraterna compartilhar a vida e as histórias, com momentos conjuntos de lazer e integração. Os trabalhos manuais como cultivo da horta, do pomar, culinária, trabalhos cotidianos e os estudos e formação diária também, para conhecer melhor as Constituições da Ordem,  a história da Província, as fontes franciscanas, a vida de São Francisco e Santa Clara, a vida dos santos, liturgia e outros temas. Também a presença pastoral junto com as comunidades, trabalhando junto com os jovens, a dimensão vocacional, visita aos doentes e projetos sociais. Isso é um pouco o que será vivenciado".

Sobre a Solenidade da Imaculada Conceição, frei Evaldo destacou que a Igreja nos coloca esse dia neste tempo do Advento que é um caminho do natal de Jesus. "Somos convidados a olhar para Maria, a Imaculada, a cheia de graça e a reconhecer nela o modelo de como acolher Jesus que está chegando. Esta festa nos recorda que Maria é toda santa, isenta de toda mancha de pecado e pelo Espírito Santo como que plasmada é feita nova criatura, é a nova Eva, a mãe de toda humanidade.  Diante da saudação do Anjo Gabriel, Maria Imaculada ficou perturbada, querendo entender o significado e como será realizado o mistério daquela mensagem divina. O anjo diz que por obra de Deus a Virgem de Nazaré dará ao mundo pelo ventre imaculado da salvação Jesus Cristo. Deus que salva, Deus é a própria graça e Maria é dita cheia de graça, ou seja, cheia de Deus. Maria é para todos nós um modelo de fé, de oração, de doação e confiança na vontade de Deus. Ela é a primeira discípula missionária de seu próprio filho. Maria é exemplo para todos os vocacionados e vocacionadas, Maria dá seu sim, e apresenta-se de coração aberto a Deus e disponível ao serviço dizendo: Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra. Maria reconhece que Deus a escolheu, aceita com disponibilidade esta escolha e manifesta a sua disposição de cumprir com fidelidade o plano de Deus. Maria responde com sim, total e incondicional, renunciando o seu programa de vida e seus projetos pessoais para servir a Deus e a humanidade. Da mesma forma neste dia, estes seis jovens formandos capuchinhos que hoje iniciam o ano do noviciado, como Maria, sentindo-se escolhidos e amados por Deus, manifestam a sua disposição de seguir Jesus Cristo nos passos de São Francisco de Assis, dão o seu sim a uma caminhada vocacional na escuta da Palavra de Deus e disponíveis a servir os irmãos e o povo de Deus”.

Decreto de instalação do noviciado e ingresso dos noviços

Após foi realizado o Decreto de instalação do noviciado e também o ingresso dos noviços. Frei Claudelino Brustolin, conselheiro provincial, realizou a leitura do Decreto do Ministro Provincial  frei Roberto Genuin, que oficializa a instituição do Noviciado na cidade de Vacaria. Logo após foram chamados os seis noviços onde se apresentaram e expressaram o desejo e a vontade de conhecer a vida e a forma de viver dos frades.

Mensagens

Em nome da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima frei Volmir, deixou a sua mensagem: “Primeiro sentimento para nós da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, é de alegria e esperança, em saber que há jovens que desejam conhecer, mas sobretudo, fazer experiência e provar nossa forma de vida franciscano capuchinha. Também de mudança de perfil, de finalidade, de característica. Durante aproximadamente 60 anos foi sede da Equipe Missionária, conhecida como “Casa dos Missionários”. Lugar em que foram planejadas, organizadas muitas missões, lugar em que a equipe missionária saiu enviada para missão nas diversas comunidades do Brasil, lugar em que foram partilhadas muitas alegrias e desafios da missão. Neste contexto, se procurava integrar, contemplar a Vida da Fraternidade a partir das Missões, Paróquia, Rádio e Pastoral Hospitalar. Agora como “Casa do Noviciado”, a Fraternidade se enriquece como Casa de Formação, com a vitalidade dos Jovens; ao mesmo tempo tem como desafio, através de uma “nova organização” favorecer, colaborar para que os Noviços possam fazer uma profunda  experiência evangélica franciscano capuchinha e consequentemente se encantem pela nossa forma de Vida Religiosa. Isso vai desafiar a nós frades de Profissão Perpétua, a fazer uma espécie de “segundo Noviciado”, vai desafiar em cada um de nós para uma contínua “Conversão Fraterna, Espiritual, Pastoral, Cultural, Vocacional”, qualificando o nosso testemunho de Vida Consagrada. Na dimensão missionária, há uma boa expectativa para colaboração pastoral dos Noviços, que se dará através da presença mais intensa em algumas comunidades, visitas às famílias, mas sobretudo, no trabalho com os jovens e animação vocacional. Com certeza as comunidades, com a presença do Noviciado, terão um novo vigor, uma nova vitalidade”.

Frei Bruno Agostineto, vice mestre disse que: “Com alegria celebramos o início do ano do noviciado em Vacaria onde acolhemos 6 jovens dispostos a fazer um caminho formativo no ano do noviciado.  Um momento de graça e de esperança em nossa província, pois vemos jovens desejosos em abraçar a vida religiosa capuchinha. É na experiência de nossa vida que Deus vai se manifestando e clareando a opção a vida religiosa, por isso que o ano de noviciado é intenso na oração, vida fraterna, apostolado, trabalho, valores indispensáveis para a vivência e a consolidação do chamado de Deus.  Que o noviciado seja a marca na vida dos 6 jovens. Para mim será um momento único de poder estar junto e contribuir para que este processo aconteça, sendo presença de um irmão que caminha junto com eles vivendo juntos o carisma franciscano capuchinho”.

Ao falar sobre a expectativa para o noviciado Frei Arnaldo, destaca que: “ Ao iniciar este ano canônico do noviciado tento fazer uma experiência profunda sem saber como colocá-la em palavras. Já que, "Viver o noviciado, mesmo que iniciado a poucos dias, está sendo uma experiência única. Entrar nessa rotina, interagir com os formadores e irmãos de caminhada, inseridos numa nova realidade pastoral, agora em outra cidade, aliado ao carinho do povo que está nos apoiando bastante nesse momento, fazem essa etapa ficar ainda mais emocionante e inesquecível. É hora de mergulhar de vez nesse estilo de vida e deixar-se guiar por Deus, que com certeza, nos mostrará como viver da melhor forma possível nossa vocação! Este tempo na comunidade de Vacaria, na nova casa de noviciado tocou-me profundamente: os irmãos e o seu trabalho, a sua forma de viver e trabalhar com os outros, a sua simplicidade no dia-a-dia e a sua proximidade ajudaram-me para conhecer de perto a realidade da nossa ordem ali e me sentir parte dela.  Apesar do Brasil ser um mundo novo para mim, tenho me sentido em casa, de uma forma difícil de explicar, curtindo tudo que é novo, questionando as diferenças e me aprofundando no que nos une.  Os freis capuchinhos  ajudaram-me a descobrir possibilidades e desejos que estão adormecidos em mim, e tenho sentido a presença constante de Deus que nos acompanha, nos abraça e sempre nos conduz aos outros, em qualquer realidade em que estejamos. É admirável a sua dedicação abnegada, com a sua disponibilidade sem horários, com os seus gestos, que dizem mais do que as palavras, e com o seu carinho por todos.  Sinto-me muito feliz por ter iniciado esta caminhada na Ordem de Frades Menores Capuchinhos, é um tempo de intensa oração, trabalhos manuais e vida fraterna”.

 

Ao finalizar o noviciado, os freis fazem os votos de Consagração Religiosa, e partem para a última etapa da formação inicial, o tempo da profissão temporária.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente