Irmãos Capuchinhos realizam encontro

Irmãos Capuchinhos realizam encontro

Entre os dias 12 a 16 de dezembro de 2022, na Casa Frei Aldo Fardo, no Balneário Rosa do Mar – Passo de Torres/ SC, que é a casa de encontro dos frades no final e início de cada ano, aconteceu o encontro dos Irmãos Leigos dos Franciscanos Capuchinhos do RS.  

O encontro dos irmãos é um encontro tradicional que se realiza sempre no mês de dezembro. É um tempo de convivência, partilha e também de descanso e lazer. No entanto, no período da manhã sempre é dedicado para aprofundar alguns temas importantes para a caminhada dos frades.

 Neste ano, o primeiro dia ficou a cargo do Conselho Provincial e dos Secretariados da Província que fizeram relatos das atividades  da metade do triênio. Coube ao Ministro Provincial  frei Nilmar Carlos Gatto apresentar o relatório e as perspectivas da Província.

 No segundo dia foi aprofundado o tema da Campanha da Fraternidade de 2023 uma prática bastante comum no encontro e que no próximo ano vai trabalhar  “Fraternidade e fome”; com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), sendo a terceira vez que é proposto o tema e que ajudará a viver a Quaresma. A explanação da temática foi apresentada pelo frei José Bernardi.

 Já no terceiro dia foi conversado sobre as iniciativas que a Ordem está tomando e que são conhecidas como Fraternidades Internacionais, contando com a presença do frei Sidney Machado (SC/PR) que é um irmão e por três anos participou de uma Fraternidade internacional, sendo a primeira experiência instituída na Ordem, na perspectiva da convivência das diferentes culturas e nacionalidades sob o carisma Capuchinho. Em sua partilha relatou sobre a sua experiência junto à fraternidade e como percebe o andamento das que estão sendo realizadas nessa perspectiva da multiculturalidade, tendo em vista ser um desafio dos tempos atuais.

Frei José Bernardi disse que: “Sempre gostei muito de participar desses encontros. Este também foi uma experiência bonita de convivência, partilha e também de poder reencontrar os irmãos depois deste tempo em que ficamos em casa por conta da pandemia”.

Para o frei Daison Fermino de Sá, “o encontro dos irmãos leigos é uma oportunidade de nos encontrarmos, partilharmos a vida, a missão que cada um vive em suas diferentes realidades e assim vivermos a fraternidade, elemento fundante de nosso carisma. Este ano não foi diferente, um espaço para, justamente, crescermos cada vez mais como irmãos e afirmar a nossa identidade como irmãos capuchinhos. Com momentos de partilha da realidade da nossa Província com o relatório da metade do triênio dos diversos serviços de missão, formação sobre a campanha da fraternidade do ano de 2023 e o conhecimento do projeto da Ordem com relação às fraternidades internacionais. Foram momentos lindos e ricos para nossa vida e missão”.  

A equipe de coordenação do encontro é composta pelos freis José Bernardi, frei Marcelo Gasparin, frei Celestino Mazzarolo e frei Eduardo Pazinatto.

 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente