Irmãs Clarissas Capuchinhas realizam Capítulo eletivo

Irmãs Clarissas Capuchinhas realizam Capítulo eletivo

Entre os dias 14 e 15 de setembro, no Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, em Flores da Cunha/RS, aconteceu o Capítulo Eletivo das Irmãs Clarissas Capuchinhas. Para isso, as irmãs realizaram a novena ao Espírito Santo pedindo iluminação para o encontro.

O Capítulo foi presidido pelo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS frei Nilmar Carlos Gatto que em sua mensagem encorajou as Irmãs a viverem segundo a perfeição do Santo Evangelho, sem perder de vista o ponto de partida.

Durante o capítulo aconteceram diversos diálogos sobre a vida e a missão das irmãs e também conversaram sobre os próximos passos ao decorrer dos próximos anos.

Ao final do Capítulo foi eleito o novo Governo que passa a ser composto pelas seguintes Irmãs: Irmã Priscilla - Madre Abadessa; Irmã Lioba Maria Primeira Conselheira e Vigária e a Irmã Clara Francisca como Segunda Conselheira.

A Madre, que já reuniu o novo Governo, se reunirá nos próximos dias com o grupo todo para realizarem os encaminhamentos que foram feitos no Capítulo, bem como realizarão um retiro para rezar esse novo momento. Ao concluir o Capítulo, frei Nilmar, que também presidiu a missa, abençoou com a Bíblia aberta no Salmo 71/72 as Irmãs. Atualmente o Mosteiro Nossa Senhora do Brasil conta com a presença de 8 irmãs e foi fundado em 8 de dezembro de 1981.

 

Sobre as Irmãs Clarissas Capuchinhas

Quem são as Monjas Clarissas Capuchinhas? Somos irmãs contemplativas, enclausuradas filhas de Santa Clara e de Maria Lourença Longo. Abraçamos a Jesus Cristo Pobre, Humilde e Crucificado, a exemplo de nossa Mãe Santa Clara de quem temos a Regra, e  a qual foi a primeira mulher na História da Igreja a escrever a Regra própria, pois até então as Regras para os Mosteiros Femininos de Clausura, eram escritas somente por homens.

O nosso primeiro Mosteiro foi fundado na cidade de Nápoles Itália, pela Venerável Maria Lourença Longo, dama catalã, viúva e Fundadora do grande Hospital do Incuráveis nesta mesma cidade. Depois de fundado o Hospital (que por muitos anos foi o maior da Europa) Maria Lourença por inspiração Divina e com o desejo de se dedicar completamente a uma vida de Oração e Contemplação  iniciou ao lado do complexo hospitalar o primeiro Mosteiro de Clausura das Monjas Clarissas Capuchinhas.

Paulo III, com a Bula Debitum Pastoralis Officii do dia 19 de fevereiro de 1535, aprovou canonicamente o primeiro Mosteiro fundado em Nápoles pela nobre Maria Lourença Longo, sob a Regra de Santa Clara.  E no dia 10 de dezembro de 1538, reconhecendo como um Mosteiro da mais estrita observância da Ordem de Santa Clara, confiou as monjas aos cuidados dos Frades Menores Capuchinhos.

Porque Clarissas "Capuchinhas"? O nome Clarissas "Capuchinhas" surgiu pela conformidade que as Irmãs tinham com os Frades Capuchinhos, então o povo carinhosamente começou a chamá-las de Clarissas Capuchinhas. Nome que temos até hoje.

 

A diferença entre Clarissas e Clarissas Capuchinhas, é que somos uma Ordem Diversa e posterior a elas, nascemos em 1535 com a Fundadora Maria Lourença Longo sobre a Regra de Clara, enquanto que as Clarissas nasceram alguns séculos antes iniciadas em São Damião por nossa Mãe Santa Clara. Fomos fundadas como "Le Monache Clarisse Cappuccine" e as Clarissas como "Le Sorelle Povere di Santa Chiara".

Uma Clarissa Capuchinha é uma mulher de Oração, é aquela que "como rainha, espelha-se todos os dias no Esposo Celeste", assim, como o fez nossa Mãe Santa Clara, tendo como característica própria a delicadeza, a alegria e a simplicidade presente no rosto de cada uma, e extensiva a Vida de Fraternidade, fator importantíssimo de nossa vivência como irmãs, mães e esposas de Nosso Senhor Jesus Cristo. O nosso ponto de partida e de chegada, o centro único de nossa vida, o nosso Absoluto é o próprio Jesus, por Ele, com Ele e N'Ele vivemos cada dia de nossa Consagração, pela ponte misteriosa e invisível que é a  Santa Oração e Contemplação.

Fonte: Blog das Irmãs Clarissas de Flores da Cunha 

Foto: Da esquerda para a direita Irmã Priscilla - Madre Abadessa; Frei Nilmar Carlos Gatto, Minstro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS; Irmã Clara Francisca, Segunda Conselheira e Irmã Lioba Maria, Primeira Conselheira e Vigária.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente