Jesus Cristo: a centralidade da consagração e do serviço foi tema do Juninter

Jesus Cristo: a centralidade da consagração e do serviço foi tema do Juninter

Entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Leopoldo aconteceu o terceiro encontro de junioristas. Participaram formadores e formadoras e também formandos e formandas de diversas congregações.

O encontro teve como tema “Jesus Cristo: a centralidade da consagração e do serviço” e foi assessorado pela professora e biblista Rita de Cácia Ló, que durante os dias refletiu sobre a vocação à vida religiosa, partindo do chamado que Deus realizou a cada um e cada uma e a resposta ao chamado. Outros pontos abordados foram sobre o discipulado, a vida comunitária, o chamado, e a Sagrada Escritura como carta de amor da missão, não esquecendo o Lava-pés como constituição da Igreja.

Durante os dias aconteceram trabalhos em grupos e individuais, onde os participantes foram convidados a pensar na vida, na vocação, no carisma e no seguimento a Jesus através de dinâmicas e textos que ajudaram na reflexão. Houveram momentos de apresentações de teatro a partir de textos disponibilizados, aos quais ajudaram a refletir sobre a vida religiosa e a sociedade. 

Outra reflexão ainda foi sobre os textos de Isaías que falam sobre o Servo de Javé, suas características, o modo de ser e como Ele realiza a missão, fazendo relação de como está a nossa vida e nossa caminhada missionária. Além dos momentos de oração, missa, houveram momentos de integração e partilha de vida.

Participou deste encontro, frei Matheus Fernandes da Silva, da fraternidade São José Operário de Pelotas. Ao falar do retiro frei Matheus destaca que: Estes encontros sempre são importantes na nossa caminhada formativa, eles acrescentam muito e nos ajudam a entender melhor a nossa vocação, além do mais, falar daquele é a principal razão da nossa vocação é algo maravilhoso. Jesus é o centro da nossa vida e através de suas palavras, projetos e testemunho vamos construindo a missão. Foram dias de integração, oração e partilhas além da convivência com outros irmãos e irmãs que fortalecem a nossa missão. Com certeza a gente volta pra casa renovado e feliz, pois a vida consagrada é esperança.

Este encontro tem por objetivo reunir os religiosos e religiosas que já realizaram a primeira Profissão Religiosa e estão na etapa formativa seguinte que vai até a realização dos votos perpétuos.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente