Levar uma vida franciscana pode ser o que você sempre sonhou

Levar uma vida franciscana pode ser o que você sempre sonhou

Você já pensou várias vezes em como mudar de vida, viver novas experiências e ser um verdadeiro agente de mudança no mundo em que vive? Ser um frei capuchinho talvez seja a resposta pra tudo isso que você procura. Conheça o que você precisa fazer para se tornar um e como a vida franciscana pode ser tudo o que você sempre sonhou.

Animação Vocacional

Você já ouviu falar disso? Todos os jovens que desejam ingressar na vida de franciscano capuchinho vivenciam um processo que chamamos de Animação Vocacional. Se trata de um período em que os jovens começam a frequentar nossas fraternidades (conventos). É quando eles participam de encontros e percebem mais de perto o nosso jeito de ser e de viver.

Conhecer o dia a dia de um frade é muito importante para colaborar no processo de amadurecimento e discernimento vocacional. O jovem que realiza esse processo percebe que os frades exercem funções diversas e se formam em diferentes áreas para atuar da melhor forma e colaborar com a fraternidade e com a sociedade local. Para saber mais sobre a Animação Vocacional, entre em contato conosco.

Atuação em diversas áreas da sociedade

Os franciscanos capuchinhos atuam em diversas áreas na sociedade. Além da nossa vida de espiritualidade, oração e contemplação, nós também desenvolvemos diversos trabalhos para promover a dignidade humana e a paz. Acreditamos que a arte, por exemplo, é um excelente meio para promover a integração, o relacionamento humano e o desenvolvimento cultural das pessoas.

Diversos frades atuam nas áreas de música, teatro, dança e poesia, seja para formação pessoal ou para colaboração com a comunidade em que vivemos. A arte é transformação e com ela o mundo se torna mais leve e sensível.

Postulado

Após o tempo de Animação Vocacional, os jovens que se sentiram motivados e que começaram a assimilar o nosso modo de viver são convidados para ingressar na Ordem Franciscana. Esses jovens são recebidos numa etapa que chamamos de Postulado. Essa palavra remete ao processo de busca e amadurecimento, o ponto de partida para conhecer mais intimamente a vida franciscana.

Quem vive essa etapa é chamado de postulante. Os postulantes recebem formação franciscana, religiosa, cultural e social durante esse tempo. Acontecem aulas sobre a vida de Francisco de Assis, história da Ordem, Bíblia, filosofia, italiano ou outra língua que a Ordem considerar oportuna e tantas outras matérias. Toda a formação parte do viés da fraternidade e da espiritualidade franciscana para que o jovem possa ir amadurecendo o carisma franciscano.

Autor:
Departamento de Comunicação da CCB
No items found.
Comente