Missa Votiva de São Frei Pio em Cuiabá-MT

Missa Votiva de São Frei Pio em Cuiabá-MT

A Fraternidade Nossa Senhora Raínha do Brasil-Cuiabá-MT da Custódia São Francisco de Assis - Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia celebra todos os meses no dia 23 a Missa Votiva em honra a São Frei Pio de Pietrelcina.

A tomada de decisão desta iniciativa, teve  origem dos Frades que perceberam a veneração deste Santo na região de Cuiabá. Piedade popular presente na vida das pessoas, junto à comunidade com a expressão viva através de aquisição de livros, imagens e novenas referente a história e  vida de Santidade de São Pio. Primeiras Missas Votivas foram organizadas no ano de 2018 com o objetivo imediato de reunir os Devotos na casa de Formação. Fortalecer o contato e proximidade com os Formandos, interação com o Serviço de Animação Vocacional (SAV), uma Equipe constituída de membros da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O Calendário, programação e roteiro das Missas feito mediante uma reunião preparatória alimenta a expectativa e criar uma disposição favorável da comunidade e Fraternidade. Antecede a celebração com a organização do local, ambientação e decoração de acordo com um aspecto da vida do Santo.

Momentos antes, os formandos da respectiva etapa, hoje Pós noviciado, acolhe os devotos e anima o Santo Terço contando com uma participação bem expressiva dos fiéis. O roteiro da liturgia leva em consideração a entronização da imagem, a caixinha de intenções, a oração própria – “Fica comigo, Senhor” e no final a benção dos objetos e artigos religiosos e imposição das mãos.

No período da organização da Missa, um fator importante é a divulgação nas redes sociais postando no WhatsApp e Facebook uma chamada referente a programação especifica.

A inciativa começou tímida devido as dificuldades e lentidão no transito da cidade e por motivos de segurança na ida e volta do local. Hoje o evento se consolidou com grande participação e viva devoção. São Frei Pio está no coração das pessoas e do povo de Cuiabá, cabe aos Freis, resgatar a piedade popular, fortalecem sua expressão devocional evidenciando aspectos do fervor de Santidade na trajetória deste sacerdote Italiano e Frade da Ordem dos Frades menores Capuchinhos OFMCap.

Os Freis de Cuiabá compreendem o evento com as seguintes características:

° Missa da Fraternidade - a melhor Pastoral é a presença e o testemunho dos Freis. Somos todos irmãos.

° Reavivar o Carisma - São Frei Pio aquece o os corações do Povo de Deus com seu jeito e de abrigar e abraçar o pecador e os enfermos, estilo próprio de Francisco, o nosso irmão.

° Animação Vocacional no mundo Urbano -  Cuiabá é uma cidade grande, é urgente ações evangelizadoras que ultrapasse uma Pastoral de manutenção, e rompa as fronteiras de territórios e os existências para atender as angustias e esperanças do Povo.

Hoje, o projeto tornou-se além de um sonho, uma realização viva e ardorosa para o bem da Custódia MT/RO e a Fraternidade de Cuiabá. Que São Frei Pio de Pietrelcina nos ensine com seu estilo “genial e genioso.” A aproximar os devotos no seguimento de Jesus, Pobre, Humilde e Crucificado.

“Bendita seja a Crise que te faz crescer, a queda que te faz olhar para o céu, o problema que te faz buscar a Deus.”
São Frei Pio de Pietrelcina

Em tempos de pandemia somos convidados  a nos reinventar  no campo vasto da evangelização. As oportunidade são desafios disfarçados, mas junto o brilho do Santo Evangelho pode irradiar nos  coração dos pobres e  enfermos e aflitos.

Autor:
Assessoria de Comunicação dos Capuchinhos de Mato Grosso e Rondônia
No items found.
Comente