Missionários Capuchinhos realizam a Assembleia da Delegação "Virgen de La Caridad" em Cuba

Missionários Capuchinhos realizam a Assembleia da Delegação "Virgen de La Caridad" em Cuba

Os Frades Capuchinhos estão presentes em Cuba através da Delegação “Virgen de La Caridad”, que desde o ano de 2013 é confiada à Província Nossa Senhora do Carmo (Maranhão, Pará e Amapá) no Brasil. Na Missão de Cuba, além dos capuchinhos maranhenses, trabalham frades de outras circunscrições, como o Ceará-Piauí e Minas Gerais. A Delegação capuchinha de Cuba celebrou a sua Assembleia anual nos dias 26 a 30 de junho, e este ano contou com a presença do Ministro Provincial Frei José Nilton Leandro, que veio acompanhado de Frei Martinelly Martins, Frei Messias Sousa e Frei Jonilso Cardoso. A Comitiva foi recepcionada pelo frei Gilson Baldez (Delegado) e pelos demais frades missionários.

No dia 24, solenidade da Natividade de São João Batista, o visitantes concelebraram com o Delegado a solene eucaristia na qual aconteceu a primeira comunhão de sete crianças. A Assembleia da Delegação aconteceu no Convento Jesús de Miramar, anexo ao majestoso santuário situado na 5ª Avenida em Havana. O primeiro dia da assembleia contou com a presença da Irmã Nadieska e da Irmã Olympia que apresentaram um pouco da realidade da vida religiosa em Cuba e também da realidade do país, desconhecida pelos frades, especialmente aqueles que estão conhecendo a ilha. Na parte da tarde, os frades ouviram a reflexão apresentada pelo frei Martinelly sobre os centenários da Regra Franciscana e do Presépio de Greccio que completam 800 anos neste ano de 2023.

No segundo dia da Assembleia, os frades ainda trataram dos centenários franciscanos e fizeram uma leitura dinâmica dos Estatutos da Missão, a fim de projetar a presença da Ordem na ilha caribenha.

O ultimo dia da assembleia da Delegação Capuchinha de Cuba teve lugar a celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo presidida pelo Frei Gilson Baldez, onde os missionários pediram a Deus o dom da fidelidade e o amor à Santa Igreja em Cuba e com esperanças missionárias na Ilha. Os frades missionários na ilha de Cuba agradecem a visita do Ministro Provincial e dos irmãos que vieram conhecer a realidade da Missão em Cuba, e pedem orações pela Missão, e pelas vocações, para que o Senhor conceda muitas e santas vocações nativas que possam solidificar a presença do carisma franciscano-capuchinho no país. Em louvor de Cristo, Amém.

Autor:
No items found.
Comente