No espírito colaborativo aconteceu o Encontro das Equipes Missionárias

No espírito colaborativo aconteceu o Encontro das Equipes Missionárias

Movidos pelo espírito de colaboração, motivados pela Ordem e pelo Encontro Pan-americano, aconteceu, nos dias 22 e 23 de agosto, em Vacaria/RS a reunião com as Equipes missionárias dos Franciscanos Capuchinhos (PR-SC), e dos Franciscanos Capuchinhos (RS).

Estiveram presentes os frades da Província São Lourenço de Brindisi, Paraná e Santa Catarina, frei Pedro Cesário Palma, Ministro Provincial; frei José Aparecido Tosta, Conselheiro e secretário da Secretaria de Apostolicidade e Missão; frei Antônio Aparecido de Lima, membro da equipe missionária; frei Roque da Silva, membro da equipe missionária. Da Província Sagrado Coração de Jesus, Rio Grande do Sul, frei Nilmar Carlos Gatto, Ministro Provincial; frei Volmir Warken conselheiro provincial e coordenador da equipe missionária; frei Edson Gilberto Cecchin, coordenador do Secretariado de Pastoral; frei Laércio Duminelli da Luz, secretário do Secretariado de Pastoral; frei Claudecir Fantini, ecônomo da equipe missionária; frei Juan Miguel Gutiérrez Méndez e frei Vandrigo Zacchi, membro da equipe missionária.

Durante o encontro foram abordados temas como: A história da missão nas presenças dos Franciscanos Capuchinhos (PR-SC) e (RS), a partilha de metodologia das equipes, a importância da colaboração, as expectativas e esperanças de uma possível união das equipes, os modelos de equipes e as perspectivas para 2023.

A reunião refletiu muito sobre a importância da colaboração entre Províncias, sendo algo natural do carisma franciscano-capuchinho existindo hoje abertura para iniciar a cultura da colaboração. Esta comunhão, o sentido colaborativo no aspecto carismático é vista pelos frades como o sopro do Espírito Santo e olham este momento com esperança. Ao final do encontro foram realizados alguns encaminhamentos para uma futura experiência a ser realizada no próximo ano entre as equipes missionárias das Províncias. 

Em sua fala, o Ministro Provincial (RS), frei Nilmar Gatto disse: “Nos relacionamos de forma muito fraterna há anos, esse encontro traz bem o que a Ordem pede, para nós tomarmos consciência da importância de colaborar e buscar colaboração. Nos fez ver com limitações e com a necessidade de que outros nossos irmãos nos ajudem.

 Por isso essa reunião é de grande significado, porque nos une mais e deixa as nossas duas Províncias mais próximas. Faz-nos entrar em sintonia com isso que a Ordem está pedindo e que foi muito reforçado no Encontro Pan-americano realizado em maio em São Paulo. O Pan-americano trabalhou muito a dimensão da formação, da missão, das estruturas e da colaboração que perpassa tudo isso e nos aproxima cada vez mais como Ordem. Um dos aspectos interessantes dentro dessa colaboração, apontados pelo Ministro Geral, é que o importante é a colaboração fraterna mais que tudo, isso que nos une e reúne como Ordem.

Então certamente essa colaboração fraterna envolve todos os outros serviços que fazem com que nos unamos e possamos levar a frente à missão. Os santos são exemplos de colaboração fraterna em várias dimensões da vida deles. São Francisco mostrou isso para nós, traz esse exemplo, e hoje temos Santa Rosa de Lima, padroeira da América que com delicadeza, com carinho e afeto, se entregou ao serviço a Deus e aos pobres, e vem ao encontro da Palavra de Deus, é pela graça de Deus que nós conquistamos as coisas e caminhamos na missão que temos pela frente. Que Ele nos ajude a nos unirmos cada vez mais para levar a frente esta missão de Franciscanos Capuchinhos nestas Províncias”.

Para frei Pedro Palma, Ministro Provincial (PR-SC), frisou que ao concluir o encontro, certamente estavam todos com o coração alegre por tudo que foi realizado nesses dois dias. Disse ainda: Nós do Paraná voltamos felizes e vocês certamente ficam contentes com tudo que pudemos fazer. É o primeiro encontro desta natureza de muitos outros que virão. É um encontro que deve ficar marcado na nossa história e no nosso coração porque como diz o evangelho, antes que Natanael visse o Senhor ele já o via visto, antes de nós decidir fazer este encontro, o Senhor já tinha olhado para nós e já tinha nos convidado para fazer isso.

 Portanto, não é primeiramente uma iniciativa nossa, mas de Deus, que não parte primeiramente de uma necessidade que temos, mas de um impulso do Espírito para melhor testemunhar nosso carisma e unindo nossas forças e trabalhando juntos, nós que já tivemos no passado tantas atividades e encontros. Certamente é uma grande coisa que estamos realizando, e como refletimos nestes dias, nós temos de comum o que é essencial, que é o nosso carisma, que é a herança que recebemos de nosso pai São Francisco, que é o projeto de vide evangélico, que é o estilo de vida na simplicidade, no despojamento, na presença entre as pessoas, sobretudo dos mais pobres. Que este relacionamento profundo com Deus, na oração contemplativa, é o que queremos transmitir ao povo, agora de forma mais conjunta.

 As nossas Províncias tem muito de comum, pela sua história, pelo seu nascimento do trabalho missionário. Com isso, quando olhamos para o passado nós temos certamente muita gratidão pelos missionários que tudo começaram nesses três estados. E agora estamos dando esse passo tão decisivo e tão importante para unir nossas forças para o trabalho das missões capuchinhas. E que será um testemunho bonito e que dará certo. Temos consciência que é uma obra de Deus.

Ao decorrer do ano, novos encontros acontecerão para planejamento conjunto das atividades da equipe missionária tendo em vista a experiência futura a ser realizada.

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente