Noviços Capuchinhos fazem sua primeira profissão

Noviços Capuchinhos fazem sua primeira profissão

No dia 25 de novembro de 2023, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, em Botucatu/SP, buscando viver radicalmente o Batismo, frei André Luiz Carvalho Martins, frei Carlos Eduardo de Souza Assis, frei Ítalo Bruno Ramos dos Santos e frei Thallyson Gabriel Alves Cândido deram um passo a mais no caminho de conformação ao projeto de amor implantado por Jesus, emitindo seus primeiros votos.

Deste tansbordamento de amor, nosso Seráfico Pai, São Francisco de Assis, decidiu seguir o Cristo, pobre, humilde e crucificado, inspirando, assim, uma multidão de homens e mulheres de boa vontade a realizar, em suas vidas, essa experiência profunda de assimilação do projeto salvífico de nosso Senhor.

Fizeram-se presentes nesta belíssima celebração: frei Arles Dias de Jesus, Ministro Provincial do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o qual presidiu a celebração; frei Arcanjo de Sousa Soares, Ministro Provincial de São Paulo e Chile; frei Adilson Gonçalves Ferreira, Ministro Provincial de Minas Gerais; os frades da fraternidade local; frades e formandos provindos das três províncias do Sudeste do Brasil; padres do clero da arquidiocese de Botucatu; familiares dos professandos e membros da comunidade.

Em sua homilia, frei Arcanjo chamou a atenção da assembleia presente para que os presentes pudessem “adentrar no caminho da conversão, e, se deixassem transformar e se tornarem homens e mulheres novos”. Aos que estavam professando, disse: “Façam opções por atitudes fraternas! Sejam religiosos de comunhão e não homens de polêmicas desnecessárias! Sejam portadores da mensagem do Senhor, proclamando com sua própria vida e com a sua entrega”.

Ao final da celebração, como mensagem motivadora aos recém professos, o mestre de noviços, frei Everson Shigueki Takaki, deixou, aos que professaram, uma mensagem, dizendo que “não podemos esquecer jamais que para chegar ao trono da glória, Cristo teve que passar pelo outro trono, o da cruz. E que, muitas vezes, no nosso caminho, nós a encontramos... tentamos nos desviar dela, mas devemos lembrar que a abraçamos. A vida do frade capuchinho é esta: jamais correr da cruz!”

Ao término da celebração, os irmãos receberam os cumprimentos dos familiares, amigos e membros da comunidade.

Peçamos a Deus que abençoe aos que professaram, e que possam cada dia mais se abrir neste caminho de conversão, que passa pela cruz, mas que nos encaminha a ser, em Cristo, uma nova criatura.

Paz e bem!

Autor:
frei Carlos Eduardo de Souza Assis, OFMCap
No items found.
Comente