Noviços Capuchinhos realizam retiro em preparação à Profissão Religiosa

Noviços Capuchinhos realizam retiro em preparação à Profissão Religiosa

Entre os dias 12 a 15 de setembro, na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Vacaria, os seis noviços capuchinhos realizaram o retiro em preparação à Profissão Religiosa.A orientação do retiro foi realizada pelo frei Doraci Antônio Tártari, e tinha como tema: “Acima de tudo, desejar possuir o Espírito do Senhor e o seu Santo modo de operar” contando com momentos de oração, missa, reflexão, silêncio e partilha.

Os noviços que irão realizar a Profissão Religiosa são: frei Edimar de Azevedo, frei João Gabriel Renon, frei Jorge Antônio Pires de Andrade, frei Mateus Dalpizzol, frei Renato Almeida de Andrade e frei Riket Saint Jean. O noviciado é um período de confirmação de tudo aquilo que o formando já vem vivenciando. Um período de aprofundamento e vivência intensa do carisma franciscano-capuchinho.

Para o Mestre do noviciado frei Evaldo Valdir de Freitas que acompanhou os noviços: “O retiro de encerramento do ano do noviciado sempre é um tempo de graça, onde os noviços fora do local físico e do cotidiano do noviciado rezam a caminhada de reflexão, meditação e experiência concreta como capuchinho, vivendo os valores do carisma: minoridade, fraternidade, apostolicidade, oração e JPIC.  Colocar nas mãos e no coração de Deus sua opção e consagração na VRC a ser professada nos primeiros votos, como uma forma de amar mais e melhor a Deus, a Ordem, igreja e ao povo, especialmente os mais pobres e excluídos.

O noviço frei João Renon disse que: “Neste momento já em preparação aos votos, para mim foi de especial importância este retiro. Os conteúdos trabalhados foram fundamentais, principalmente quando a gente olha no aspecto humano, o humano que se volta para Deus e deseja acima de tudo o Espírito do Senhor e o seu modo de operar. Então foi maravilhoso ter esse momento de oração, reflexão diante de uma realidade que nos cerca, diante do Evangelho que nos apresenta um ideal do modo de Francisco e do jeito capuchinho de ser. Lembro-me que o frei Doraci disse:  Vocês darão um passo importante da caminhada e para isso é preciso se preparar, rezar, dar espaço para Deus. Outro destaque do frei foi quando disse que estamos aqui por amor, e quando se coloca amor naquilo que se pretende viver, nada se torna difícil, aí a sua relação com Deus, com o irmão e consigo mesmo se torna algo leve, suave e tranquilo”.

A Celebração da Profissão Religiosa vai acontecer em Marau, no dia 04 de outubro - Festa de São Francisco de Assis, às 10h na Igreja Matriz Cristo Rei. 

Autor:
Assessoria de Mídias do RS
No items found.
Comente