

Noviços realizam Profissão Religiosa em Vacaria
No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Vacaria, aconteceu a Profissão Religiosa do Noviciado 2022/2023.
Na presença dos frades, dos familiares e da comunidade, os Noviços frei Arnaldo Zarzuela, frei Christopher Clerveau Bill Waren, frei Damas Polinis, frei Jefté César, frei Matias Michelotti Loureiro e frei Miguel Accadroli, após vivenciarem o Ano Canônico do Noviciado, emitiram os Votos Religiosos e assumiram o compromisso de viverem um ano em obediência, sem nada de próprio e castidade junto a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O lema escolhido pelos freis foi: “Em fraternidade, seguindo as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Cf. RnB 1,1)
A missa contou com a presença de frades de diversas fraternidades e foi presidida pelo Ministro Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do RS frei Álvaro Morés.
Após a proclamação do Evangelho iniciou o rito da profissão, onde os jovens expressaram o desejo de fazerem parte da Ordem, e em seguida aconteceu o momento central da Profissão Religiosa. Os Profitentes, ajoelhados diante do altar, manifestaram publicamente a promessa de assumir e viver pela observância dos Conselhos Evangélicos, a Vida Religiosa Franciscano-Capuchinha, e frei Álvaro, Ministro Provincial, acolheu os pedidos. Com isto, passaram a fazer parte oficialmente da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Como sinal de consagração e entrega à vontade de Deus, cada um dos professos recebeu a veste de religioso capuchinho. Os familiares e confrades ajudaram a colocar o hábito capuchinho. Frei Álvaro disse aos freis: “Irmãos caríssimos, lembremo-nos de que o hábito que vestimos deve ser sinal tanto de nossa consagração a Deus como de nossa minoridade e de nossa Fraternidade. Recebam também o cordão. Que seja para vós o vínculo de amor à santa pobreza”.
Dando continuidade, o Ministro Provincial entregou a Regra e as Constituições dos Frades Menores Capuchinhos. Elas são o projeto de vida do Frei Capuchinho. Disse o Ministro Provincial: “ Recebam irmãos, a Regra e as Constituições de nossa Ordem, “o livro da vida, compêndio do Evangelho, caminho de perfeição, chave do paraíso, pacto de eterna aliança”, para que, observando-a, possais atingir a perfeita caridade”.
Após os frades cumprimentarem os neo-professos, frei Álvaro em sua homilia disse:
“Em fraternidade seguimos as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Iniciou saudando os sacerdotes, diáconos, freis e fez uma saudação especial a dom frei Orlando Dotti, bispo emérito de Vacaria. Cumprimentou os presentes, de modo especial os familiares dos freis que professavam e também o Movimento da juventude capuchinha TAU-04 presentes na missa.
Prosseguiu dizendo: “Hoje é dia de festa, hoje é dia de alegria, hoje é dia de louvar a Deus. Porque louvar a Deus: primeiro de tudo porque Deus através de Maria escolheu fazer morada no meio de nós. A página do Evangelho que nós ouvimos, que ilumina a festa da Imaculada que nós estamos celebrando, é uma das mais bonitas páginas do Evangelho. Quando o mensageiro de Deus é enviado por Deus, vem até Maria e lhe diz: “ Você foi a escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador”. E o Evangelho diz que Maria ficou um pouco perturbada, não entendeu direito o que o anjo queria dizer e o anjo disse: “ Não tenhas medo, não tenhas medo porque para Deus nada é impossível”. E a página do Evangelho terminou assim: “ E Maria disse, eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Que cena bonita, que cena profunda, Deus escolhe alguém da humanidade para fazer com que o seu filho chegasse até a humanidade.
E nós estamos celebrando isso. Não tenhas medo Maria, para Deus nada é impossível, eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a tua Palavra. Quando nós celebramos e acolhemos esses jovens, celebramos com eles essa entrega. Creio que o Evangelho de hoje é muito significativo. Deus está dizendo para esses jovens como disse para Maria, através do seu mensageiro. Não tenham medo! Não tenham medo!
E porque não tenham medo? A segunda leitura Paulo dizia muito bem: “ Em Jesus Deus nos chamou. Em Jesus Deus nos acolhe. Em Jesus Deus nos abraça para nos dar vida. Então, não tenham medo. Não tenham medo da missão que Deus está confiando a vocês. Não tenham medo de doar a vida de vocês como Maria doou. Não tenham medo de dizer: Eis aqui, com coragem, com ânimo, com alegria aquele que Deus está chamando que é cada um de vocês.
Para nós fraternidade capuchinha hoje, é um dia de festa, por que? Porque Deus está nos dando novos irmãos e vocês são esses nossos irmãos. Vocês são um presente para nós, para a nossa fraternidade. Mas, vocês também são um desafio para a nossa fraternidade, porque? Porque cada irmão que Deus dá, cresce a responsabilidade de todos nós, acolhermos, animarmos, cuidarmos, para que ninguém se perca no caminho. Vocês são uma bênção para nós. Mas vocês também são um compromisso para nós, para todos nós irmãos, de ajudar vocês a continuar dizendo: sim, aqui estou!
E o lema que vocês escolheram: em fraternidade, seguimos as pegadas de Jesus Cristo, do jeito de Francisco de Assis. Para seguir as pegadas de Jesus não basta apenas conhecer, ouvir falar de Jesus. Para seguir as pegadas de Jesus é preciso uma comunhão profunda com Jesus todos os dias. Só conseguimos seguir as pegadas de Jesus, quando a nossa vida, o nosso coração, a nossa carne se tornar a carne de Jesus. Quando o nosso coração se tornar o coração de Jesus. Quando a nossa vida se tornar a vida de Jesus.
São Francisco entendeu mais do que ninguém isto. Quando ele se aproximou de Jesus, ele quis se aproximar profundamente a Jesus, a tal ponto de receber no seu corpo os estigmas, os sinais profundos da entrega de Jesus. Então seguir as pegadas de Jesus irmãos, é exatamente todos os dias chegar mais perto de Jesus. Todos os dias abrir o coração para fazer um grande encontro amoroso, às vezes silencioso, às vezes angustiante, com Jesus.
Se não fizermos isso, nós seremos apenas admiradores de Jesus. E Jesus não quer admiradores, Jesus não precisa de admiradores. Cristão que se dizem cristão, mas que são apenas admiradores de Jesus, não vão a lugar nenhum. É preciso seguir as pegadas de Jesus, e seguir as pegadas de Jesus é fazer aquilo que Jesus fazia, do jeito de Francisco. Este é o lema que vocês escolheram. Então é um compromisso para vocês a partir de hoje. Seguir as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo. Então este é o grande amor da vida de vocês.
Caros jovens, não tenham medo de entregar-se por completo a Jesus. Quem se entrega pela metade não chega ao fim. Quem se entrega pela metade no trabalho, na sua atividade, não vai pra frente. Quem se entrega pela metade numa vida conjugal, quem é casado, não vai pra frente. Quem se entrega pela metade na vida consagrada, não vai pra frente. Quem se entrega pela metade na sua vida sacerdotal, no seu sim, não vai pra frente. É preciso entregar-se por inteiro.
Então caros jovens não tenham medo de entregar-se por inteiro, como Maria fez. Quando Maria foi chamada, ela não disse: vou pensar, eu vou tentar. Quando Maria foi chamada e escolhida por Deus, ela disse: Sim, aqui está a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra. É uma entrega total nas mãos de Deus, nos braços de Deus, na providência de Deus. Assumir um compromisso com Jesus, seguir as pegadas de Jesus é a gente dar este salto por inteiro. Levem isso pra vida de vocês. É preciso entregar-se por inteiro, todos os dias, renovando este compromisso. Quem não faz isso, não chega ao final. Isso vale pra todos nós, pra vida de todos nós. É isso que Maria nos ensina hoje. Então, bem vindos caros irmãos a fraternidade capuchinha.
Para concluir, pediu aos pais e familiares que ficassem de pé e assim dirigiu a mensagem a eles: “ Caros familiares, vocês estão representando as famílias de todos eles. Alguns deles moram longe. Vocês estão representando. E eu gostaria de dizer a vocês pais, familiares, que a partir de hoje nós recebemos irmãos, mas vocês receberão filhos e irmãos. Porque todos os frades da província, a partir de hoje, são da vossa família também. Então, bem vindos a vocês também a nossa família capuchinha. Que Deus ilumine e abençoe, que vocês sejam sempre um apoio para os filhos de vocês, sejam sempre uma palavra de estímulo para que eles continuem firmes nesse propósito se seguir as pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado a vocês que nos deram irmãos, obrigado a vocês que confiaram e estão confiando nos vossos filhos para a nossa fraternidade capuchinha”.
Logo após a comunhão, os freis foram chamados para assinar o Documento da Profissão Temporária e em seguida frei Evaldo Freitas, que é Conselheiro Provincial e também Mestre do Noviciado disse:
“Paz e bem! Duas palavras importantes que sinto no meu coração: alegria e gratidão. Alegria por estar junto com esses jovens que estão concluindo este ciclo do noviciado. Um momento muito significativo e importante de experiência e vivência do nosso carisma: a oração, a vida fraterna, a presença missionária, as atividades manuais, essa experiência de aprofundamento consigo mesmo.
É algo divino, o chamado é Deus, Ele nos chama e nós que estamos mais perto somos os colaboradores, porque primeiro é a ação do Espírito Santo agindo nas pessoas, nos jovens, no vocacionado. A decisão é deles que por livre e espontânea vontade estão neste caminho. Depois vem a fraternidade ajudando, e quero aqui de maneira muito especial agradecer, sempre que no cotidiano é aí que a gente aprende ser frei capuchinho, no dia a dia, nas atividades, rezar junto, na convivência.
Então muito obrigado aos freis que colaboraram e também nesse sentido a província como um todo, na pessoa do frei Álvaro e todos os frades que vieram assessorar encontros com temas importantes, presença, visitas e apoio. Tudo isso é muito importante na caminhada, além de vocês religiosos e religiosas, agradecer a comunidade local que sempre incentivou e acolheu muito bem a etapa formativa do noviciado. A participação de vocês é muito importante, o incentivo na oração, no apoio, na caminhada destes jovens que estão dando seu sim, como foi o sim de Maria, disponibilizando a fazer a vontade de Deus na sua vida.
Então o meu desejo é que cada um deles siga firme na caminhada e no seguimento de Jesus Cristo, agora nesta nova etapa, neste novo ciclo que é o pós-noviciado, que é um ciclo muito importante porque é a consolidação dos valores franciscanos que eles conheceram e vivenciaram.
Agora no dia a dia, nas atividades, no curso acadêmico, enfim, a continuidade da missão. Mas sempre é o dedo de Deus que leva a frente o processo formativo. Eu gosto de dizer assim: às vezes a gente pode ajudar o jovem a encontrar algumas verdades, mas acima de tudo, a fraternidade aprende muito com eles, com seu espírito de criatividade, os questionamentos, de propor novas reflexões, de abrir horizontes. Isso nos ajuda a nós que estamos há algum tempo a tentar buscar se atualizar e dar uma resposta a Deus como religiosos, como franciscanos capuchinhos, atualizando o carisma onde a gente está. O seguimento é de todos nós, todas as vocações estão nas pegadas de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Freis Miguel e Damas deixaram sua mensagem em nome dos neo-professos.
“É com essa alegria franciscana que saudamos ao Conselho Provincial, nossos confrades aqui presentes, padres, religiosos e religiosas, familiares, amigos, todos que aqui se fazem presentes e também a quem nos acompanha pelos meios de comunicação social. Escolhemos como lema para nossa profissão: “Em fraternidade, seguimos as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo”, nos baseando no primeiro capítulo da Regra Não Bulada, escrita por São Francisco.
A fraternidade é o ponto central de nossa vida de frade menor. Deus nos deu irmãos, e juntos nos colocamos nesse caminho, com o desejo de trilhar as estradas que Francisco de Assis trilhou. Como discípulos de Cristo, neste ano de noviciado, fomos convidados a “estar com o Mestre Jesus”, na Oração, no estudo, nos trabalhos manuais e na pastoral. E isso tudo, fizemos em fraternidade!
No caminhar desses 365 dias, devemos nossa gratidão, primeiramente, a Deus que é nossa força, alegria e esperança. E louvamos a Ele por ter nos guiado nesse processo, que não acaba hoje, muito pelo contrário, está apenas começando. Nossos agradecimentos à Província dos frades capuchinhos do Rio Grande do Sul, na pessoa de frei Álvaro, nosso provincial e a todo o conselho. Também a Delegação do Haiti, frei Philipe e todo o conselho. Também a Delegação do Haiti, frei Philippe e seu conselho.
Encerrando essa belíssima etapa do ano canônico do noviciado, ponto chave de nossa formação como frades capuchinhos, queremos agradecer aos queridos confrades que nos acompanharam durante esse ano. Frei Volmir, nosso guardião, frei Isaías e frei Admir, que nos acompanharam nos momentos de direção espiritual, frei Francisco que nos ensinou muito de seu ofício nos cuidados da horta e da casa. E nossa especial gratidão a frei Evaldo, nosso mestre e frei Bruno, nosso vice-mestre, que estiveram mais próximos, nos acompanhando nesse processo de consolidação da vocação.
Queremos agradecer a todos os confrades que estiveram presentes nessa etapa, seja nas semanas de estudo intensivo ou nos momentos de convivência. Gratidão também, aos colegas religiosos que estiveram presentes nessa etapa, fica aqui nosso agradecimento a todas as congregações religiosas de Vacaria. De modo especial, Muito obrigado Irmã Helena! Pelos momentos de formação regados a uma boa conversa. Queremos agradecer também, a nossos familiares, que nos apoiaram nessa caminhada vocacional e foram nossos primeiros pilares de fé. Aos amigos e amigas que nos apoiam, nossa gratidão. Trazemos presente todas as pastorais e as comunidades da paróquia de Fátima.
De modo especial, aos jovens do TAU-04. Levaremos junto os momentos que vivemos nesse ano. Aos adultos tios e tias, nosso agradecimento. Obrigado por acreditarem na juventude e serem luz na vida de tantos jovens.
Muito obrigado, a dona Vera e dona Zê, colaboradoras da casa que conviveram conosco durante esse ano, e também a dona Cleonir e dona Vera, colaboradoras da paróquia que sempre nos ajudaram em assuntos ligados às celebrações.
E muito obrigado ao povo Vacariense, que nos acolheu durante este período. Sempre disponíveis a ajudar, nos mostraram que Vacaria é um lugar próspero para a formação capuchinha.
Somos um grupo formado por diversas culturas, e por isso, nosso agradecimento não ficaria completo, sem destacar essa riqueza cultural que o processo formativo nos proporcionou:
Como nossas famílias não puderam estar aqui presentes, neste momento vamos dizer algumas palavras na língua de nosso país, o creol:
Map di mesi anpil, ak tout fanmi nouyo, ki toujou ede nou nan chemen sa a malgre distans lan ,yonmesi espesyal ak fanmiezanmi, fre JEFTE, fre CHRISTOPHER e fanmi mwenyozanmi mwen yo, e nan pawas kote nou soti,ki toujou ede nou nan lapriye, mesi ak tout fre yo ki ayiti ki toujou ede nounan lapriye,mesi ak toutmounki akonpanye nou sou fesbouk, mesi ak zanmi ayisyen yo ki la ak nou, mesi anpil, chemen an pako fini toujou kontinye ede nou nan lapriye.Comme dit dans le document gouverneur de la rosée:La vie c’est unfil qui ne casse pas, que ne seperd pas, mais chacun dans son existence, existe pour faire unnœud. L’oeuvre de Dieu continue!
Agora me dirijo em espanhol aos familiares e amigos do Frei Arnaldo.
Un cordial saludo en la República Dominicana, a los hermanos familiares de fray Arnaldo, expresamos nuestro agradecimiento por ser un santuario de amor, enseñándole a dar los primeros pasos en la fe y el amor a través del vínculo que Dios les ha otorgado; especialmente sus padres Oliva Aranda y Nicodemus Cabrera, quienes le han criado y capacitado para la vida y le enseñaron a luchar por sus sueños. Muchas han sido las personas que le han acompañado de cerca, dándole grandes lecciones de vida, amigos y amigas que, con sus pequeños y sencillos gestos, le han ayudado a crecer en la fe y en su vocación; supieron comprenderle y ayudarle en su elección devida; Siempre estuvieron acompañándole, incluso ahora desde la distancia. A todos ellos "muchas gracias".
A partir do Pós-noviciado, nossa turma irá seguir caminhos formativos diferentes, vamos pra diversos lugares do estado. Porém seguimos todos com o mesmo desejo, seguir as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo! Esperamos que nossa presença aqui durante este ano, possa ter ajudado aos jovens que estão em processo de discernimento vocacional, e quem sabe daqui alguns anos não teremos vários noviços de Vacaria realizando sua profissão aqui”.
Para concluir, junto com o movimento Tau-04 manifestaram e nosso desejo por seguir a Cristo entoando um canto junto com a comunidade. Estiveram ainda presentes os freis Alceu Ferronatto e Daison Fermino de Sá, Conselheiros Provinciais. Por fim, o ministro provincial concedeu a bênção final. Logo após os cumprimentos, todos foram recepcionados no salão paroquial para um momento de confraternização.